blog
ernestothurmann@yahoo.com
22.09.2016
Série avenida Paulista e seus encantos

Por Ernesto Thurmann

A coluna “Caminhos da Região”, na última temporada, cobriu os principais pontos turísticos do Centro da Cidade de São Paulo. Tivemos a oportunidade de trazer as histórias de prédios antigos como a “Estação da Luz”, “Palácio das Indústrias” e a “Várzea do Gasômetro”, e com elas, resgatar importantes aspectos da formação paulista, a sua cultura, economia, arquiteturas entre outros.

Nessas próximas semanas vamos desembarcar na Avenida Paulista. Considerada uma das maiores atrações de toda a região, sintetiza bem o que é a essência dos seus freqüentadores.  É um lugar onde o contemporâneo e a História se encontram e se confundem. As centenas de arranha-céus não apagam a importância histórica da via. Os imponentes edifícios e suas torres são incapazes de esconder a História dos casarões que lá existiram e dos poucos que resistem.

Avenida Paulista

A Avenida é uma das mais movimentadas da América do Sul. Ainda assim, abriga uma importante área verde que serve à população para as atividades de lazer e recreação.  Além disso, o ritmo frenético dos executivos e os estilos variados dos freqüentadores das mais diversas “tribos” contrastam, deixando-a muito mais charmosa e cosmopolita.

Fundada em 1891, foi idealizada por Joaquim Eugênio de Lima (Engenheiro que dá nome a uma das suas travessas) e Dr. Clementino de Souza e Castro (Jurista que dá nome a Vl. Clementino), como uma alternativa aos cidadãos que desejavam adquirir áreas residenciais em lugares mais afastados do Centro, foi bastante requisitada pelos Barões do Café e os industriais no final do Século XIX.

O nome “Avenida Paulista” foi uma homenagem à população do Estado. Em 1920 o nome foi alterado para “Avenida Presidente Carlos de Campos” em homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo (antigamente não usavam o termo Governador). A alteração provocou protestos da população que exigiu a volta do antigo nome.

Desde o seu início a Avenida demonstrou pioneirismo. Em sua inauguração já era servida com linhas de bondes. Ademais, foi a primeira via a ser asfaltada na Cidade de São Paulo, fato ocorrido em 1909.  Com o passar dos anos, recebeu importantes edificações que a colocam como a mais inspiradora de toda a metrópole.

A Avenida da Corrida de São Silvestre, dos Shows da virada de ano, das grandes manifestações populares e das comemorações dos torcedores dos times de futebol guarda um vasto conteúdo que será os temas das nossas próximas matérias.

Na próxima edição o tema será a “Casa das Rosas”
 

comentários
Seja o primeiro a comentar
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Este é um espaço de opinião de convidados e colaboradores do Portal O Taboanense. São visões pessoais que não necessariamente refletem a linha editorial do nosso veículo de comunicação.
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo