04.01.2017
Transporte
Doria quer limitar entrada de ônibus intermunicipais na capital
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

As linhas de ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que atendem usuários das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, podem ficar proibidas de circular na capital. A medida para reorganizar o sistema de arrecadação do transporte poderá ser implantada pelo prefeito de São Paulo, João Dória.

Dória pretende obrigar os passageiros a utilizar as linhas de ônibus municipal operado pela São Paulo Transporte, com isso o prefeito manteria a tarifa nos atuais R$ 3,80, mas aumentaria a renda do município, ao obrigar os passageiros das cidades vizinhas a utilizar o transporte coletivo da SPTrans.

Segundo o secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, na cidade há muitos ônibus municipal e intermunicipais que fazem o mesmo percurso, o que gera um custo “desnecessário”.  Atualmente 376 linhas da EMTU que operam na Grande São Paulo circulam na capital.

De acordo com a proposta, os passageiros da EMTU teriam que parar em terminais localizados em bairros que fazem divisa com a capital. Ao fazer a baldeação, o usuário pagaria uma tarifa menor da EMTU e outra tarifa integrada, à SPTrans.

A EMTU afirmou que desconhece o estudo para reorganizar o sistema de arrecadação do transporte intermunicipal.

comentários
  • Daniel
    São Paulo, Vila Sônia
    Quer dizer então que os passageiros desses municípios vizinhos terão que gastar mais com transporte, e ainda vai superlotar os já lotados ônibus da capital ?
  • Diógenes da Silva Correia
    Taboão da Serra, Jardim Guaciara
    Algumas perguntas sobre essa tal "EMTU" - Uma fonte de corrupção? Frota antiga na "MAIORIA" das linhas das empresas, falando mais especificamente sobre a "Intervias Pirajuçara" e a "Intervias Miracatiba" que atende minha região? Motoristas e Cobradores "DESPREPARADOS"? Aumento da Tarifa "MUITO ALÉM E EM MUITOS CENTAVOS" diga-se de passagem, em comparação com o aumento da SPTrans? "DESORGANIZAÇÃO" e "ATRASOS" de "TODAS AS LINHAS" que atendem minha região? "SUPER LOTAÇÃO" na "MAIORIA DAS LINHAS"? É tudo isso e "MUITO MAIS" leitores e repórteres de O TABOANENSE, o transporte público de "TODA A POPULAÇÃO" de Taboão da Serra e região, é uma "VERGONHA" literalmente uma "VERGONHA". Quero aproveitar o canal e "INTIMAR" o Sr. Prefeito Fernando Fernandes, o qual teve o meu voto, para "INVESTIGAR" e "COMBATER" essa corrupção que existe dentro da tal "EMTU" e dessa "BAGUNÇA" que é a "INTERVIAS PIRAJUÇARA", em formar uma aliança com o prefeito da Cidade de São Paulo, Sr. João Dória que também é do seu partido, o PSDB, para trazer a SPTrans para a nossa região e expulsar toda essa "CORRUPÇÃO" da nossa querida cidade, e da vida de "TODOS OS TABOANENSES", e oferecer um transporte coletivo digno de ida e volta ao trabalho, porquê do jeito que está e de jeito nenhum pode continuar. Espero contar com a mídia dos nossos meios de comunicação, porque sem vocês não podemos lutar sozinhos.
  • Claudete
    Sao paulo, Sacoma
    Isso e uma palhacada minha familia mora em taboao
  • Marcela de Jesus silva
    Embu das Artes, HD novo campo limpo
    Boa tarde trabalhar no Campo Belo dependo de dois ônibus e o metrô. Pego o metropolitano até o capão,lá pego o metrô até o Largo Treze e depois pego o ônibus metrô santa cruz.Na volta pago $3,80e no metrô mais 2,15 isso está certo essas integrações não deveria ter por que a gente já paga no ônibus então as catracas deveriam ser liberada sem precisar pagar esse $2,15 imagine quanto pago por dia?
  • Master
    Taboão da Serra, Pq Pinheiros
    Eu sou a favor q onibus do sitema Sptrans circulem na regiao metropilitana desde que as empresas q pretarem servicos trouxerem onibuds de qualidade, com ar condicionado e piso baixo para facil acesso a cadeirantes e portadores de deficiencia. O sistem EMTU tem empresas com frota de onibus totalmente sucateada com e sao poucos carros q tem o elevador para cadeirante, e quando tem 90% não funciona. Por dezena de vezes tivemos q ajudar motoristas e cobradores a subir e descer cadeirantes nos onibus no braço pq o os elevadores nao funcionam ou emperram quando acionados. Sem contar com intinerarios muito curtos e passagem com valores absurdos. Enquanto o sistema Sptrans vc consegue circular em uma area muito maior por 3 horas com o valor de 3,80.
  • SANDRA PINHEIRO
    taboão da serra , parque santos dumont
    AH !!! ME POUPE PORQUE NÃO MANDA LAVAR O CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO TODO DIA .... A PRAÇA DA SÉ FEDE, ESTIVE EM DEZEMBRO E PASSEI MAL DO CHEIRO INSUPORTÁVEL E URINA, PÓ ETC... AGORA SÓ FICA PENSANDO EM ARRECADAR. JÁ NÃO TEM ÔNIBUS O SUFICIENTE, O METRO DA VILA SONIA NEM PENSAR DE INAUGURAR !!! OS ÔNIBUS INTER- MUNICIPAIS SÃO MAIS CAROS. QUE TAL OS PREFEITOS PROIBIREM ÔNIBUS DE SÃO NÃO ADENTRAREM EM OUTROS MUNICÍPIOS ????
  • Luis
    São Paulo, Vila Sônia
    Mas não esta errado. Tem que deixar a cidade pra quem pertence a cidade. Ele é um ótimo administrador e sabe o que esta fazendo.
  • Maria Lucia
    Taboão da serra , Trianon
    Boa noite,seria bom se os ônibus de nossa cidade fizesse integração e pra empresas se fizecem como em sp,q tem o bilhete mensal,pois a condução nesses ônibus intermunicipal é muito cara, sem conta q cada ônibus é um preço,estou desempregada por conta da condução,pois a empresa q trabalhava diz q queria reduzir custo,e que minha conduçao era um abisurdo,trabalhava no shoopping interlagos e tinha que pega 3 condução,ônibus intermunicipal,metro e ônibus municipal sp,por conta disso fui demitida,aqui já não tem muito ônibus e se tirar o q tem estamos ferrado,tem q descer no ter campo limpo e vim pra casa de pe,ou esses onibus municipal vai passar por aqui.
  • Joselma nascimento Prado
    Embu das artes, Jardim casa branca
    Os terminais, já não bom, isso ainda vai piorar a situação do palistano
  • CLEUSA BATISTA
    ITAPECERICA DA SERRA, Jardim branca flor
    Nada a ver o que eles deveriam fazer é colocar os cobradores de novo na linha. Pq o risco e a perca de tempo é grande sem contar que e dupla função
  • Cleonice Santos da Silva
    Taboão da Serra, Parque Laguna
    Bem,pe
  • Cleonice Santos da Silva
    Taboão da Serra, Parque Laguna
    Bem, pelo que é entendi, as linhas intermunicipais não poderão circular em são Paulo. O que resta saber é como será o deslocamento dos munícipes na cidade de são Paulo uma vez que os ônibus da sptrans já circulam hiper lotados, o metrô nem se fala. É gente por todo lado empurrando um aos outros para chegar no horário do trabalho, faculdade e compromissos a fim. Será que o Sr. João Dória, vai aumentar a frota fã Sptrans para atender a grande São Paulo, vai existir uma integração entre linhas, será que vai experimentar andar de ônibus que circulam nos bairros paulistanos até o centro pra sentir na pele o que a população passa? Antes de anunciar qualquer medida precisa saber se ela é viável. Não adianta ser administrador uni lateral sem ser empático. Ele precisa andar de ônibus e metrô em São Paulo, mas dos extremos, não precisa ir muito longe, é só tentar pegar o Largo da Pólvora ou mesmo a linha amarela pra chegar na Brigadeiro Luiz Antônio pela manhã.
  • Anderson Antonio da Silva Batista
    Itapecerica da Serra, Jardim Nisalves
    O senhor prefeito João Dória, poderia até criar terminais de ligação com a região metropolitana, porém creio que até a conclusão das obras já seria o término do mandato. Em relação ao valor da passagem , nós gastaríamos menos, pelo simples fato de a quantidade de quilometragem usada por viagem ser menor já que o cálculo feito para a tarifação é a quilometragem realizada na viagem. Será a primeira guerra entre governos municipal e estadual, visto que a EMTU é de responsabilidade do governo estadual. Na minha opinião não será concretizado tal projeto.
  • marcio
    taboão da serra, jardin são judas
    intervias pirajuçara é uma máfia, colocam o motorista pr fazer duas funções dirigir e cobrar ao mesmo tempo, antes era só os Ônibus circulares agora está fazendo com as linhas que vão pr o metrô campo limpo e capão, tudo isso pr garantir mais lucro, e a qualidade que é bom nada , serviço porcaria que oferece essa tal de intervias pirajuçara, adoraria se a sptrans viesse para taboão da serra , já que o Dória é do mesmo partido que o Fernando Fernandes
  • Tiago Germano Costa
    Embu das Artes, Sto Eduardo
    Meu povo que o prefeito de São Paulo tá dizendo que vai os ônibus para o terminal de bairro ele vai diminuir o trânsito na cidade de São Paulo 50% de ônibus vai ficar bem melhor a rapidez para poder chegar até em casa por causa de r$ 1,10 pra poder chegar na minha casa mais cedo e isso é muito barato
  • Jeanette
    Hortolândia, Jardim Amanda II
    Um absurdo, sempre pensando neles e nunca na população, aqui na minha cidade, ano passado professores e alunos não puderam fazer a carteirinha escolar dos ônibus intermunicipais, todos foram obrigados a fazer a carteirinha dos ônibus municipal. O problema é a demora desses ônibus, quando chove, eles não passam, os horários são os maiores problemas para quem precisa utilizar esse transporte. Um absurdo.
  • HELENA A BOCHETE
    Tabião da Serra, Jardim Maria Rosa
    DIÓGENES, concordo com sua leitura sobre o ato do Governador Dória, embora ao contrário da maioria dos demais políticos, Doria entra nesta, já possuindo razoável patrimônio, mas, com certeza, NUNCA andou de Condução Pública(trem/ônibus/metro), pois em seus programas de TV, DORIA, só fez OSTENTAR a vida luxuosa de Empresários da ala de "Capitalistas radicais" ainda está fechado às questões de necessidades básicas, do povo, destas? …NEM ao menos PERTO CHEGOU ! É mais um Político com CONDUTA de "CORONEL SARUÊ" em terras de Brasil , mantém o reflexo dos “Astros do mundo artístico tipo XUXA, GUGÚ, CAFÚ, NEIMAR, etc., passam a projetar e manterem Ongs, com fortes indícios de “camuflar o fisco” SEM o verdadeiro amor humanizado, aos seus “pseus” de atendidos, para logo, terem seus Patrimônios triplicados, com franquias de renome, etc.. I triste é que, nós , o povo é quem pagaremos como sempre , as CONTAS, DESFALCADAS do ERÁRIO PÚBLICO a que NÃO demos causa , ou demos ?... Pois nós povo, é que elegemos este tipo de político para nos representar, e NÃO fiscalizamos, fazemos deles um DEUS, quando somente deveriam ser comparados como um GOVERNANTE da residência, administrando o melhor possível a residência da família, SIM, os políticos são nossos GOVERNANTES, do Município, do Estado e da União Federal, para administrar com lisura e o melhor possível o PAÍS em que vivemos, nós e nossas famílias, quando só benefícios assistenciais criados, são meras esmolas e somente comprovam a FALÊNCIA à que levaram todos os Políticos, sim, todos, que se OMITIRAM diante de tamanha e notória CORRUPÇÃO regada à miséria promovida, no BRASIL, parabéns pela verdade dita, Diógenes, e demais pensadores e comentaristas, mesmo divergentes à nossa leitura, é positivo, pois questionando e exigindo o melhor é que iremos melhorar o modo de Governar em nosso quintal , em nosso Lar, em nosso Município, em nosso Estado, em nosso País, cumprimento humanista, PAZ, FORÇA e ALEGRIA !
  • MARIA APARECIDA DE SOUZA
    TABOÃO DA SERRA , PARQUE PINHEIROS
    Boa Tarde! Então quer dizer que nós moradores de TABOÃO DA SERRA e cidades vizinhas teremos que pegar dois ônibus u, para sair de TABOÃO DA SERRA e outro para chegar em PINHEIROS ou irão colocar a SPTRANS dentro dos municípios também. Pois as linhas intermunicipa além de serem caras não fazem integração , tem ônibus velhos e além de tudo demoram muito. Se colocarem a SPTRANS dentro de TABOÃO DA SERRA E regiões vizinhas ficará muito bom
  • Luis
    Taboão da Serra, Jd. Maria Rosa
    Na administração pública temos dois caminhos em relação a vizinhos (municípios, estados ou países), isolacionismo ou integração. O isolacionismo sempre parece mais fácil, mas tráz uma série de transtornos. A integração exige mais esforços, boa vontade, e concessões de todos os lados, por isso a maioria dos políticos, incompententes e preguiçosos, optam pelo primeiro.
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo