04.01.2017
Quarto mandato
Leia na íntegra o discurso de posse de Fernando Fernandes
compartilhe

É com o dever solene e imensa alegria que tomo posse para o meu quarto mandato. Ter sido o escolhido pela maioria dos eleitores é uma grande honra. Minha emoção é maior do que senti quando assumi pela primeira vez.

Ao longo de todos estes anos, minha relação com Taboão da Serra e com as pessoas que vivem a cidade se aprofundaram. Temos uma história construída pelas nossas ações e pela ação de cada cidadão. Ou seja, o eleitor me conhece muito bem, e reconheceu nosso trabalho, o que nos dá uma incrível felicidade.

Fernando Fernandes faz juramento durante sessão solene que marcou a posse do seu quarto mandato como prefeito | Divulgação / Cynthia Gonçalves

E hoje é o dia de renovar o meu comprometimento, meu propósito, em fazer o melhor governo que eu puder.
Meu desejo e meus esforços serão para que este seja o melhor de todos! O processo eleitoral ensina a quem tem os olhos e ouvidos abertos para a população. Ele nos diz o que está certo, o que é preciso aprimorar o que devemos mudar.

Nosso governo, meu e do Laércio, foi claramente aprovado. Tanto assim que fomos reeleitos. Mas os que esperam que eu me deite em berço esplêndido da aprovação popular se enganam. Nosso compromisso é seguir adiante. Avançar. Esta foi a palavra que empenhamos com as pessoas que mais uma vez nos deram seu voto de confiança.

Vamos olhar para frente, para o futuro, buscar soluções ainda não encontradas. O momento que vivemos é singular, e precisamos pensar e agir de maneira diversa. Buscar a inovação a simplicidade para termos um governo eficiente.

Caros vereadores, recém-empossados, fomos eleitos pela população para, em seu nome, alcançar os seus anseios. O que as pessoas mais desejam é uma política diferente. Se há quatro anos a imensa maioria queria mudança na condução da cidade, agora a população quer mudança nas diretrizes políticas. As pessoas querem uma Política em outras bases, em outras dimensões.

Eu fui para as ruas no processo eleitoral. Conversei com milhares de pessoas. O cidadão quer ver seu direito respeitado. O direito posto, escrito na Constituição Federal, que lhe garante saúde, educação, segurança...Existe uma grande mágoa, um sentimento de desilusão, com a nossa classe.

Cabe, então senhores, a nós independente do noticiário nacional, independente da crise moral e ética que assola a classe política em grande escala, fazer diferente. Compete a nós provar que em Taboão da Serra, as coisas são diferentes. E nós já começamos a fazer isto, uma vez, que durante estes 4 anos, recuperamos a alto estima da cidade, que havia sido destruída.

Cabe a nós, senhores, colocarmos os moradores de Taboão em primeiro lugar. É para estas pessoas que nós temos que trabalhar. Temos que assegurar os seus direitos, lhes prestando um bom serviço, o melhor possível. Cada um ao seu modo, dentro da sua linha de trabalho precisa necessariamente traduzir os anseios, os desejos e porque não dizer as esperanças das pessoas que nos trouxeram até aqui, em ações concretas.

Conto com a inestimável parceira da Câmara Municipal nesta tarefa. A beleza da democracia está exatamente na igualdade, na independência e na harmonia, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Este sistema que muitas vezes, julgamos apressadamente ineficiente, trás a exata medida de como a engrenagem pública deve funcionar.

Tenho certeza que posso contar com vocês como vereadores, e acima de tudo, como pessoas que querem o bem desta cidade. Nosso país passa por uma grave crise econômica, talvez a maior dos últimos tempos. Temos que buscar os caminhos para enfrentar este período de recessão, de queda de arrecadação.

Cada um de nós, em cada área de atuação, a sua maneira. Do prefeito, a dona de casa. Não há como tapar o sol com a peneira. Nós conseguimos fazer um governo vitorioso, porque acreditamos na crise. Fizemos o diagnóstico correto e aplicamos o tratamento necessário, para impedir que o pior acontecesse.

Vamos continuar fazendo um governo responsável, dentro das diretrizes orçamentárias e seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Este é princípio fundamental, de quem crê que não há desenvolvimento possível para uma cidade que faça o contrário.

Vamos empenhar todos os nossos esforços para entregar um serviço de boa qualidade. Obrigação precípua do poder público. É exatamente isto, que os cidadãos esperam da Prefeitura. Um bom serviço prestado

Eu incluo neste quesito a Saúde e a Educação.

Há quatro anos, eu dizia aqui sobre a importância de aplicar projetos inovadores, que fossem comprovadamente eficientes para aprimorar nosso processo de ensino/aprendizagem. E assegurava que nosso objetivo era que nossas crianças soubessem ler, escrever, e dominar as quatro operações matemáticas até os 8 anos de idade.

Em 2016, Taboão conquistou a média 6,4 no IDEB – a maior nota de toda a região,  incluindo cidades como São Paulo e Osasco, e bateu sua meta para 2021. Nós queremos seguir avançando, queremos que nossos alunos sejam os melhores. Por isso, programas como o Matematicando, que incluem o Khan Academy e o Mind Lab e os de incentivo a leitura, entre outros continuarão sendo aplicados nas escolas, para que nosso progresso seja contínuo.

Uma das grandes carências das mães eram as vagas para creches, que nós conseguimos ampliar, construindo escolas, alugando novos prédios e firmando parcerias. Nossas creches não são apenas recreativas: um local adequado, limpo, arejado, onde as crianças recebem alimentação e cuidados de qualidade. Nossas crianças iniciam seu primeiro processo pedagógico – que terá importância por toda sua vida escolar e acadêmica.

Na saúde, nossa grande meta é aumentar a abrangência das nossas Unidades Básicas de Saúde. Nesta área avançamos muito construímos a UPA – unidade de emergência, e mais 3 novas UBSs, a do  Oliveiras/Marabá, do Clementino e do Record/Ponte Alta. Praticamente, uma unidade nova por ano, sem contar a ampliação da UBS do Suiná que dobrou sua capacidade de atendimento, além do novo Centro de Especialidades Médicas, e todas as reformas feitas nas unidades.

Vamos agora trabalhar para a construção de uma Unidade Básica de Saúde, no Trianon, outra na região do Laguna/Mirna e Três Marias e outra no Saint Moritz. Vamos também ampliar a UBS do Margaridas. A cobertura e o funcionamento adequados das Unidades Básicas continuam sendo a forma mais eficiente de se cuidar da saúde de uma população. A medicina básica e preventiva, quando eficientemente implantada tem efeitos complexos e duradouros.

Nosso governo está renovando seu compromisso com as pessoas que mais precisam. Socorrer e dar possibilidade de desenvolvimento para as pessoas mais necessitadas, seja crianças, adolescentes, jovens e adultos. Temos a obrigação de fortalecer nossa rede de proteção e desenvolvimento social, principalmente em um momento em que as famílias são aviltadas com a perda de emprego e de oportunidades.

Outro ponto que gostaria de destacar é o desenvolvimento, uma marca da nossa administração. Busco obras e programas públicos, que além de ter importância em si, possam ser catalisadores de desenvolvimento, como eu sempre falo.

Foi assim com a Avenida Fernando Fernandes, e a canalização do córrego Joaquim Cachoeira, que alterou para sempre a realidade todo o vale do Pirajuçara, foi assim com a vinda do Shopping Taboão, que só foi implantado, por consequência de um esforço de gestão nosso – e com ele Taboão passou a ser referencia de compras para toda a região – foi assim com o Poupatempo, na Praça Luiz Gonzaga, e com certeza o mesmo se dará com a Arena Multiuso quando esta for inaugurada.

E até ao final do meu mandato teremos mais um grande fomentador de desenvolvimento. Que eu não irei revelar neste momento. Esta breve explanação faz parte das diretrizes para o nosso novo governo. Não tenho a pretensão de esgotar o assunto e não vou passar por importantes áreas. Apenas aponto nosso norte, por onde caminharemos. Nossos princípios e motivações.

Tudo isto, que acabo de dizer, só foi e será possível executar porque contamos com a colaboração de centenas e milhares de pessoas que acreditam na nossa administração e empenham esforços para que consigamos atingir nossas metas.

Dentre estas pessoas eu quero destacar a deputada estadual Analice Fernandes, que foi fundamental para a conquista do nosso Poupatempo e das duas Unidades de Saúde a do Oliveiras/Marabá e Clementino. Neste ano, vamos inaugurar graças ao seu esforço como representante de Taboão da Serra, o Bom Prato, a sede definitiva do Corpo de Bombeiros, nossa Etec e a Arena Multiuso.

E para estas pessoas que nos ajudaram tanto, eu aviso: Vou precisar de vocês novamente. Política administrativa eficiente se faz com pessoas que tenham os mesmos propósitos, mesmo que o grupo seja heterogêneo, os objetivos não podem ser.

Eu acredito que acertei ao escolher colaboradores muito diferentes, com características próprias de gestão, mas que querem o melhor para Taboão e para seus moradores, assim como eu quero. Por isso, sublinho meus agradecimentos e o meu reconhecimento ao esforço dos que estiveram ao nosso lado nesta longa caminhada, das pessoas que acreditaram em nosso projeto coletivo de reconstrução e retomada do desenvolvimento de Taboão da Serra.

Agradeço ao meu vice-prefeito Laércio Lopes pelo seu companheirismo, pela sua compreensão e colaboração nos momentos difíceis que atravessamos juntos. Aos candidatos a vereador que nos apoiaram. Fizemos uma campanha limpa, bonita, organizada e propositiva. Uma convenção que entrou para a história da cidade. Muito obrigada a vocês!

Quero fazer também uma menção especial a minha família: A minha esposa, a Analice que sempre esteve ao meu lado. Minha parceira de todas as horas, que se faz presente, principalmente, nos momentos mais difíceis e desafiadores.

Aos meus dois filhos, o Fernando e o Fábio que são dois meninos exemplares, que muitas vezes, tiveram suas vidas invadidas covardemente. Foram julgados e condenados por adversários sem escrúpulos. Muito obrigado, por terem se mantido fortes, convictos e principalmente me apoiado em todas as adversidades.

Nós vencemos as eleições. Hoje é um dia feliz, um dia de comemoração. Mas toda esta luta que envolveu milhares de pessoas, que mobilizou empenho, trabalho, vontade, sentimento, e que hoje se consubstancia na nossa posse, só valerá realmente a pena se fizermos uma administração que vá ao encontro as expectativas da nossa população. Se dermos o que a população deseja de nós.

Eu sou um homem realizado. Tenho uma família linda ao meu lado, fui escolhido 4 vezes pela população da minha cidade, da cidade que eu escolhi para viver, tenho uma legião de amigos, então se eu tiver direito a pedir mais alguma coisa a Deus, eu peço força e discernimento para que possamos fazer o que Taboão merece.
Forças para que eu possa retribuir toda a confiança e esperança que depositaram em mim.

Esta é a nossa missão. Este é o nosso mais profundo e sincero desejo. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que este seja o nosso melhor mandato. E farei tudo com muita vontade, muito entusiasmo e esperança.

Porque...Eu amo Taboão. Muito obrigado e um Feliz 2017 para todos!

 

comentários
Seja o primeiro a comentar
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo