01.03.2017
Saúde
Itapecerica registra caso de Febre Amarela, mas médico tranquiliza população
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

Itapecerica da Serra registrou um caso de Febre Amarela nos últimos meses. A notícia deixou a população da cidade apreensiva, mas segundo a prefeitura a doença foi “importada” por um paciente que contraiu o vírus em Minas Gerais. Atualmente as pessoas estão sendo acometidas pela Febre amarela do ciclo silvestre.

De acordo com o médico Milton Parron, coordenador da Vigilância Epidemiológica, da Autarquia de Saúde IS a população de Itapecerica da Serra pode ficar “tranquila” em relação a doença. “A população pode ficar tranquila, pois a gestão da Saúde está sensibilizada e realizando todas as ações para conter a Febre amarela. Cada caso é analisado individualmente e toda suspeita da doença é rigidamente pesquisada e acompanhada”, disse.

Dr. Milton Parron durante reunião com Michele Sales, responsável pela Autarquia de Saúde de Itapecerica | Divulgação

Segundo a prefeitura, a Autarquia de Saúde vem atuando no combate ao mosquito com ações diárias, inclusive aos sábados. A assessoria de imprensa informou ainda que vem realizando bloqueios mecânico nos vasos de água, colocação de areia, coleta de larva em água parada e veda as caixas de água.

Todas as Unidades de Saúde do município estão capacitadas para prestar atendimento à população. A vacina está disponível na UBS Salvador de Leone e UBS Jardim Jacira. Entretanto, é importante que seja indicado por um médico. Não é recomendada para crianças abaixo de 9 meses, pessoas acima de 60 anos, gestantes e mulheres que estão amamentando. Sendo mais indicada para quem vai viajar para área de risco ou adentrar na mata.

Existem duas formas da doença: o ciclo urbano e o ciclo silvestre. A silvestre é transmitida pelo macaco através do mosquito Haemagógos. Em contato com os humanos na natureza, o homem que foi contaminado pelo mosquito na mata dissemina a doença em locais urbanos de homem para homem através do mosquito Aedes Aegypti.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapecerica da Serra
 

 

comentários
Seja o primeiro a comentar
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo