20.07.2017
Orgulho
Caratecas de Taboão conquistam o bronze no Mundial Escolar na Índia
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

Dois atletas do projeto social de lutas de Taboão da Serra mostraram por que são considerados grandes promessas do karatê brasileiro. Maria Victória Braga Fernandez e Victor William Teodoro de Andrade, ambos com 16 anos, conquistaram o bronze no Mundial Combate Game Escolar na cidade de Agra, na Índia no início deste mês.

Os caratecas fizeram parte da delegação brasileira no mundial que aconteceu entre os dias 7 e 14. Os atletas falaram com exclusividade ao Portal O Taboanense da emoção de estar representando Taboão da Serra e o Brasil em um torneio internacional, do futuro, do sonho de representar o país nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Os caratecas Maria Victória e Victor William conquistaram o bronze no Mundial Combate Game Escolar na cidade de Agra | Divulgação

“Pra gente foi uma experiência muito boa, porque além de representar Taboão, a gente também representou o nosso país. Foram seis países que participaram, com atletas muito qualificados. Pra gente foi um pouco difícil, principalmente com alimentação bem diferente da nossa, mas com determinação a gente conseguiu nosso objetivo”, comentou Maria Victoria.

Victor William falou das dificuldades que foram ultrapassadas, da honra de representar o Brasil e do apoio que recebe da Secretaria Municipal de Esportes onde treina. “Foram muitas dificuldades, mas com a união de todos [da delegação e dos treinadores em Taboão da Serra] conseguimos superar, sempre um ajudando o outro. E representar nosso país e Taboão, foi uma honra. É gratificante, é maravilhoso”, disse.

O coordenador de Lutas, Sensei Manoel Carlos, destaca a determinação dos atletas, do empenho deles durante os treinos. “São dois jovens talentos, eles tem 16 anos, são muito dedicados, esforçados. Esses resultados são frutos de muita determinação por parte deles. A Maria Victória e o Victor fazem parte de um projeto que não é só concentrado aqui em Taboão, ele se espalha por São Paulo. Temos outros professores com quem eles treinam também [...] Essa é uma conquista de várias pessoas, mas se não tivesse a dedicação, o desejo, o sonho desses dois atletas de nada valeria o empenho dos professores. Então eles buscaram, foram atrás, conquistaram o espaço deles na Seleção Paulista, na Seleção Brasileira e projeto Olímpico”, comentou.

Manoel Carlos lembra que o núcleo de lutas é uma referência no esporte. “A cidade de Taboão da Serra é uma grande referência para esse esporte [karatê] há muitos anos. E esses resultados servem pra gente ter essa certeza que o trabalho feito com paixão, com muito esforço de ambas as partes [professores e atletas], que um trabalho bem feito, gera esses frutos. A Maria Victoria e o Victor William são merecedores de todos esses resultados”, disse orgulhoso o treinador, que ressalta e parabeniza toda equipe de professores do núcleo de lutas da Secretaria de Esportes.

Futuro, rumo ao sonho Olímpico. Os atletas taboanenses, Maria Victória e Victor William, que fazem parte da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), também foram escolhidos para integrar o projeto Olímpico da Federação Paulista de Karatê.

O objetivo do Projeto Olímpico da Federação Paulista é preparar e capacitar os atletas que irão disputam vagas para os jogos de 2020 no Japão. Todos os esforços estão direcionados para os profissionais que vão representar o estado de São Paulo na seletiva nacional.

“Os Jogos Olímpicos é um sonho muito grande, e a gente tem que começar a trabalhar desde agora. A Federação Paulista lançou um projeto olímpico e a gente tá participando. E a base e o apoio que eles estão dando pra gente é muito grande e com isso esse sonho pode se tornar realidade, claro, a gente precisa ter a determinação, a vontade de chegar lá. E isso eu garanto que a gente tem, a vontade, o sonho são maiores que todas as dificuldades que a gente passa”, afirmou Victor.

Maria Victória não pensa diferente, e garante que irá treinar para conquistar o sonho de participar das Olimpíadas. “Provavelmente eu esteja participando em 2020, e estou treinando desde agora, porque meu objeto é ser campeã olímpica, e tenho certeza que se eu continuar com a determinação e a garra que eu tenho eu vou conseguir chegar lá, claro com o apoio de Taboão da Serra, que está sempre me auxiliando da melhor forma possível”, garantiu a atleta.

comentários
  • Maria Merces
    Taboão da Serra, Saint Moritz
    Conheço os dois são excelentes astecas e tem os melhores Sensei parabéns Victor e Sensei Deise Carvalho eParabéns, Maria Vitoria e Sensei Manoel Carlos e Mckan
  • JOSETH BARRETO
    São paulo, JD REBOUÇAS
    VENHO AQUI PARABENIZAR TODA EQUIPE PELO GRANDE INCENTIVO AOS ATLETAS , MUITO GRATIFICANTE VER ESTES JOVENS REALIZANDO SEUS SONHOS E SENDO EXEMPLOS PARA TODOS SEUS COLEGAS E FAMILIARES.
  • sheila souza
    São Paulo, Pq. Rebouças
    "A sorte não é nada comparada à fé e ao trabalho de todos os dias… O caminho se faz caminhando… E ninguém pode dar os nossos passos por nós!!” Bora lá!! Rumo à #Tóquio2020
  • WALDINEY DE SOUZA LIMA
    Taboão da Serra, Pq taboao
    Minha filha tem 25 anos e desde os 09 anos foi treinada pelo Sensei Manoel Carlos, projeto social que ele toca com muita dedicação e esforço, exemplo de pessoa, ser humano e profissional. Ele formou vários faixas pretas de auto nível e performance, minha filha Raphaela Carvalho e faixa preta formada por ele, além de diversos campeonatos regionais e locais ela é uma tetra campeã Brasileira e penta campeã paulista, além do que, o karatê faz parte do caráter dela. Parabéns aos atletas e certamente se o Sensei Manoel Carlos tiver apoio Taboão da Serra certamente representará o Brasil na próxima olimpíadas com louvor e trará medalhas.
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo