10º Encontro de Autismo de Taboão da Serra emociona e fortalece luta pela inclusão

Com o auditório do Cemur repleto de famílias, profissionais de saúde, educação e representantes do poder público, o 10º Encontro de Autismo de Taboão da Serra representou um marco na inclusão, com o cerimonial do evento conduzido pelo jovem autista taboanense GustavoAraujo. Mesclando aprendizado e conscientização, o tradicional evento emocionou e prendeu atenção do público.
O Encontro de Autismo é realizado anualmente pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi e consolidou-se como um importante espaço de aprendizado, acolhimento, nascedouro de leis e de mobilização em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“O encontro é um espaço para conscientizar, dar visibilidade e lutar pela inclusão. Foi por meio da Gigi e da sua avó, Magda, que me aproximei da realidade das famílias atípicas. Hoje,a Gigi tem 18 anos, é estudante da Escola Pet, e nos inspira a acreditar que o autismo não impede sonhos.” afirma Onishi.
O prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, a vice-prefeita Érica Franquini e secretários municipais de Saúde, Airton Bogalho, de Educação, Luciano Correia e de Esportes Luis Lune marcaram presença no evento. Em sua fala, o prefeito garantiu que muito em breve as famílias atípicas vão sentir as melhorias implementadas pelo seu governo.
“Sei que o resultado ainda não chegou para muitas famílias, mas podem ter certeza de que estamos trabalhando para mudar essa realidade. Esse compromisso não é apenas parte do nosso programa de governo, é a principal parte dele. Na campanha eu conversei com muitas mães atípicas, conheço a realidade de vocês e vou trabalhar para melhorar o atendimento”, garantiu.
A jovem autista Camila Bakari e a adestradora e fundadora do projeto Dogtores, Luciene Sobral Bordin, encantaram o público com a apresentação com cães de assistência. Elas explicaram como a relação com os animais pode impactar positivamente a vida de pessoas com autismo.
Na sequência, o musicoterapeuta Pedro Batista demonstrou como a música é uma ferramenta poderosa de expressão, socialização e terapia para pessoas com TEA.
O ponto alto do encontro foi a palestra da médica Dra. Bruna Ituassu, CEO da Expotea, mãe atípica e especialista em autismo e neurodesenvolvimento infantil. Com uma abordagem sensível e informativa, ela compartilhou sua vivência pessoal e profissional, e destacou a urgência de se falar sobre o tema. “Dados do CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA) mostram que uma em cada 36 crianças está dentro do espectro. Ignorar isso é fechar os olhos para uma realidade urgente”, alertou, orientando a todos que falar sobre é inclusão é necessário, mas praticar a inclusão é urgente.
Entre abraços, trocas de experiências e depoimentos emocionantes, o 10º Encontro de Autismo de Taboão da Serra reafirmou sua importância como um espaço aprendizado. Do início ao fim, o evento foi verdadeiramente inclusivo: as crianças puderam circular com liberdade em um ambiente acolhedor, pensado especialmente para garantir conforto, segurança e bem-estar a cada uma delas, respeitando suas individualidades e proporcionando uma experiência leve e afetiva para todos os presentes.