Prodesp calcula a emissão de seis milhões de documentos de veículos neste ano
Até o final de março, cerca de três milhões e meio de CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) serão postados
Os prazos para licenciamento de veículos começam anualmente a partir de abril, mas muita gente aproveita o pagamento do IPVA para fazer o licenciamento antecipado. Por isso, desde dezembro, uma força tarefa da Prodesp está focada na emissão, envelopamento e distribuição de milhões de documentos que devem chegar às mãos dos cidadãos.
Para auxiliar nessa operação, foram adquiridos três equipamentos que automatizam o trabalho de envelopamento, gerando maior qualidade, agilidade e segurança para o processo.
Com a proximidade do período de licenciamento e a possibilidade de solicitar o certificado antecipado junto com o pagamento do IPVA, a operação vive, agora, um de seus momentos de pico. Nesta época, as máquinas chegam a envelopar por hora perto de três mil CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
Além dos equipamentos, 26 funcionários se revezam em três turnos de trabalho, divididos nas funções de impressão, preparação, manuseio e expedição.
Com isso, até o último dia 10 de janeiro, mais de 900 mil documentos já haviam sido enviados para os Correios. A estimativa é de que, até o final de março, o número chegue a três milhões e meio de CRLVs postados. Até dezembro, serão seis milhões.
Vale lembrar que, para dirigir pelo território nacional, o proprietário de veículo tem como obrigação manter a documentação em ordem e o CRLV renovado anualmente. No caso do IPVA, o valor de 2018 pode ser consultado na internet no site oficial do Governo do Estado. Basta informar a placa e o número do Renavam do carro.
Prodesp
A Prodesp é a empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo que tem sede em Taboão da Serra. Criada em 1969, também é responsável pela gestão e operação dos programas Poupatempo e AcessaSP. Em 2016, foi eleita a melhor empresa do segmento indústria digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame. E em 2017, foi Destaque do Ano do Anuário Informática Hoje, na Categoria Prestador de Serviços para Governo (empresas de grande porte).