Atualizadíssima: Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política regional
Que tititi é esse?
Aê, só pode ser a Coluna Em Off desvendando os meandros da política regional. E a semana foi punk, as eleições de 2018 começam a pegar fogo, mudanças de partidos, candidatos e mais candidatos. Então segura a peruca, apertem os cintos, porque aí vem a nossa coluna…
Furo
E a notícia que mais vai impactar o cenário eleitoral e político é a confirmação da candidatura de Luiz Lune a deputado federal, conforme revelou o Blog do Toledo. A repercussão não é só imediata, mas irá reverberar até 2020. Já tem politiqueiro de plantão redesenhando o mapa da eleição municipal.
Furo 2
Lune irá se filiar ao PSB, muito provavelmente nesta quarta-feira, dia 4, em um evento na Assembleia Legislativa. E o mentor dessa candidatura é ninguém mais, ninguém menos, que o ex-prefeito Evilásio Cavalcante de Farias, que muita gente julgava morto politicamente. Cabaceiras vive!
Furo 3
Com o crescimento do PSB, Lune se empolgou e viu maturar sua candidatura até então mantida nos segredos mais profundos do seu travesseiro. Márcio França, candidato ao Governo do Estado, cacifará Lune como uma das mais importantes lideranças da Grande SP. Lune aposta em uma provável candidatura do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, que assina com o PSB na sexta para alavancar o nome do partido.
Furo 4
Lune planeja e negocia uma candidatura regional. O ex-prefeito de Itapecerica da Serra, Chuvisco, que pretendia se lançar a federal, já disse a amigos que aceita sair candidato a deputado estadual e fazer uma dobrada com Lune na cidade. É ver para crer!
Furo 5
Apesar dos esforços de Lune, Embu das Artes deverá ficar fora do seu radar depois que Ney Santos lançou a candidatura de sua irmã, Ely, ao mesmo cargo. Ela sairá pelo PRB. Na cidade, Lune tem, teoricamente, um cabo eleitoral de força, o vereador Jeferson do Caminhão, de quem é padrinho.
Pé de ouvido
E Ney Santos teve um encontro com Aprígio na última semana. Os dois mantiveram uma conversa franca por mais de três horas, a sós, em uma sala da Cooperativa Vida Nova.
Célebre frase
Do jornalista Nelson Rodrigues: “Nós, da imprensa, somos uns criminosos do adjetivo. Com a mais eufórica das irresponsabilidades, chamamos de ilustre, de insigne, de formidável, qualquer borra-botas”.
Memória
Como a Em Off também é história, a nossa nova seção irá trazer toda semana uma foto antiga da nossa política. Em 2000 o Shopping Taboão lançava sua pedra fundamental, o empreendimento mudou a cara de toda a região.
Na foto empresários ligados a administradora do Shopping, além dos vereadores Olívio Nóbrega, Savazzi e Salvador Grisafi. Ao centro, o prefeito Fernando Fernandes em seu primeiro mandato.
Ó dúvida cruel
Aprígio vem mantendo sua pré-candidatura a deputado estadual. Ainda do PSD, não definiu que rumo seguirá. Os “jênios” do marketing aprigiano sustentam que ele deve sair do partido para ter alguma chance. Portas abertas seguem no PR e, até, no PSB de Evilásio. Osso duro de roer, não?
Ó dúvida cruel 2
A decisão de Aprígio deverá ser tomada e anunciada até o fechamento da janela partidária, no próximo dia 6, sexta-feira.
Ó dúvida cruel 3
O sonho de consumo partidário de Aprígio, o ‘quase virgem’ Podemos, bateu as portas na sua fuça. Mesmo com todo histórico político e dinherama do construtor, o partido não deve aceitá-lo na legenda. É que o deputado Roberto Lucena planeja alavancar uns votinhos na região.
Ó dúvida cruel 4
Há quem sustente que Aprígio não sairá candidato a deputado estadual ou a qualquer cargo nas próximas eleições. Os últimos dias foram de sofrimento, uma vez que a sua diabetes saiu fora do controle, causando um enorme desconforto e preocupação por parte da família. Até mesmo aliados já pedem que Aprígio reavalie sua candidatura.
Ó dúvida cruel 5
E um troca-letras acostumado pilhar o caixinha da campanha com polpudos créditos para celular filosofou na última terça-feira, durante sessão da Câmara Municipal: “Acho que o Aprígio não deve sair, quem quer que ele saia é porque tá de olho no dinheiro dele, uma oportunidade pra fazer um pezinho de meia”. Não é que o jornaleiro teve um momento de lucidez?
Shaquille O’Neal
Assessores juram que o prefeito Fernando Fernandes acertou exatos cinco arremessos seguidos na quadra de basquete da Etec, durante visita técnica à escola. Humilde, Fernandes desmentiu: “Bobagem, foram só três”. Então tá!
A paz, invadiu meu coração…
E parece que a paz voltou a reinar no ninho tucano. Eduardo Nóbrega cumpriu a via sacra e afinou o discurso com a deputada Analice e com o prefeito Fernando Fernandes. Depois de semanas de desentendimentos, ao que tudo indica, o tucanato permanecerá firme e forte em Taboão da Serra.
Bons tempos…
Há pessoas que garantem que após a conversa tensa entre Fernandes e Nóbrega, tudo terminou em poesia e música. Verdade. Os dois relembraram, entre outros, de poemas de Lupicínio Rodrigues… Puxaram lá do fundo, né não? Mas nada como um clássico para encerrar a briga:
“Há pessoas de nervos de aço
Sem sangue nas veias e sem coração
Mas não sei se passando o que eu passo
Talvez não lhes venha qualquer reação…”.
Célebre frase
De Lupicínio Rodrigues: “E é por isso que eu gosto lá de fora, onde sei que a falsidade não vigora”.
Confirmado
O ex-vice-prefeito de Embu das Artes, Natinha, deixou o PTB para se filiar no Podemos. Sua candidatura a deputado federal segue em construção e ao que tudo indica, pode pintar uma dobrada com uma deputada forte que representa a região.
Confirmado 2
Quem também irá colocar seu nome a apreciação popular é o empresário João do Camaro. Ele vem construindo uma possível frente com o PRB, mas assessores não descartaram o PHS.
Anota aí
Fernandes pretende inaugurar neste ano pelo menos duas novas escolas de educação infantil (leia-se creches). No Jd. Saint Moritz as obras estão avançadas, mas no Jd. Clementino nem começaram ainda. A unidade que será erguida ao lado da UBS terá uma nova técnica de construção que ficará pronta em até três meses. “A licitação vai demorar mais que a obra”, satirizou um assessor.
Rapidinhas
E o bonitão Clayton Santos, cunhado do ex-vereador Marco Porta, surpreendeu muita gente e anunciou sua filiação no Psol. É, no Psol.
Rapidinhas 2
E Anderson Nóbrega, caçula do clã, sente minguar suas chances de sair candidato a deputado federal. Para amigos ele disse que pode abrir mão do seu sonho por um projeto maior e mais “sólido”.
Rapidinhas 3
Menos de um dia depois de Léo Novais desistir da candidatura a deputado federal, a irmã de Ney Santos virou onipresente nas redes sociais das lideranças embuense. Qualquer inocente desavisado imaginou que foi tudo não passou da mais pura coincidência. “É o universo conspirando”, suspiraram os místicos.
Rapidinhas 4
E Lelê não dorme na onda. Anda fazendo um curso intensivo para aperfeiçoar sua imitação de Márcio França, próximo futuro governador. Sobre uma possível traição, disse, imitando um certo ex-prefeito: “Meu filho, Cabaceiras me liberou…”. Aí já é reencarnação!
Rapidinhas 5
Eduardo Nóbrega aguarda ansioso uma pesquisa encomendada por um prefeito da região sobre a sucessão em Taboão da Serra. Depois de ouvir as parciais, jurou que irá se comportar.
Célebre frase
De Wendell Phillips: “A imprensa fez pela mente o que a pólvora fez pela guerra”.
Luto
No último sábado faleceu Nenê Alves, dono da mais antiga assistência técnica de Taboão da Serra, ícone do Jd. Maria Rosa. Com complicações nos rins, não resistiu a briga contra a morte depois de ter lutado bravamente por mais de três anos. Fica a saudade, a admiração, o riso fácil e amor pelo Corinthians. A quem soube aproveitar a vida, nossa homenagem!
Autismo
Neste fim de semana Taboão da Serra realiza diversos eventos para a conscientização da causa Autista. No sábado, dia 7, a partir das 9h no Cemur, o vereador Ronaldo Onishi realiza o 4º Encontro de Autismo da cidade. No dia seguinte, o vereador Eduardo Nóbrega promove caminhada junto a ONG Borboleta Azul, no Pq. Pinheiros.
Segurança
No próximo dia 11, quarta-feira, às 8h, a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal realiza uma nova audiência pública. A vereadora Érica Franquini, presidente da comissão, anda empenhada e promete ouvir a PM, Civil e GCM no dia.
Fé demais
E o vereador Cido da Yafarma mostrou toda a sua veia artística durante a encenação da paixão de Cristo, realizada pela paróquia do jd. SãoJudas. Além de interpretar o papel de um dos apóstolos, Cido ficou ao lado de Cristo interpretando também Dimas. Durante a sessão, em conversa com a imprensa, declamou as falas gravadas na memória.
Fé Demais 2
Claro, já que jornalista é tudo sacana, e aproveitaram para juntaram as ideias da possível candidatura a prefeito em 2020. “E no próximo ano, almeja subir na carreira? Quem sabe chegar a Cristo?”, perguntaram. Cido, boa gente, riu, entrou na brincadeira e concordou. Mas teve que escutar: “Pra ser Cristo em Taboão, tem que ir pro PSDB?”. Foram só risadas! Risadas quase tucanas…
MP3
Essa coluna foi escrita, reescrita e rabiscada ao som da lindíssima banda Big Up… “Contra nós não resiste mal nenhum, pode mandar quem quiser, meu caminho é guiado pela fé, há hienas que fingem ser leões, tropeçando em suas contradições, se escondendo atrás da fumaça, passeando enquanto a vida passa…”
Abraços
mais uma Em Off que chega ao fim. E, diante de tanto carinho e repercussão, mandamos nossos efusivos abraços para os queridos Polaco, Dr. Cândido e ao sempre “combativo e lutador” Paulo Félix. Abraços também para Waltão do Embu e ao polêmico Celsinho, sim, ele mesmo.
C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Nos vemos em breve.