13º Festival de Cinema Italiano homenageia Sophia Loren na semana de seu aniversário
Mostra com filmes e fotos da atriz que completa 84 anos acontece no MIS a partir desta segunda (17) com entrada franca
No semana em que Sophia Loren completa 84 anos de vida, o 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil abre sua programação com uma grande mostra sobre a atriz, ícone do cinema mundial. A Sessão Retrospectiva com filmes e fotos de sua carreira entra em cartaz nesta segunda-feira (17 )e segue até 22 de setembro no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo. A entrada é franca.
Na abertura do evento, além da exibição de Matrimônio à Italiana, de Vittorio de Sica, um dos marcos da trajetória de Sophia, o público ainda será contemplado com um bate-papo com um crítico italiano especializado em sua filmografia e o organizador do Festival, Nico Rossini, que trarão detalhes e curiosidades sobre sua história no cinema.
A mostra conta ainda os clássicos Os Girassóis da Rússia, Ontem, Hoje e Amanhã, Um Dia Muito Especial, Sábado, Domingo e Segunda, Duas Mulheres e Duas Noites com Cleópatra. Completa a programação o filme A Pequena Órfã.
A Retrospectiva também inclui uma exposição fotográfica com 20 fotos da atriz em cenas memoráveis nas telonas.
Sophia Loren nasceu em Roma em 20 de setembro de 1934. Em 1962, ganhou fama internacional ao receber o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Duas Mulheres, também de De Sica. Sendo uma das atrizes mais bem-sucedidas de todos os tempos, ela foi contemplada por diversas vezes com os maiores prêmios cinematográficos do mundo, como o Gramy Award, Globo de Ouro, David de Donatello, premiações no Festival de Cannes e no New York Film Critics Circle Awards, dentre outros.
Organizado pela Italcam (Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura) desde 2005, o Festival de Cinema Italiano no Brasil é o maior evento do gênero na América do Sul e pioneiro no Brasil. A 13ª edição tem como patrocinadores: AB Concessões (Autostrade Italiane), Alitalia, Barilla, Comolatti, IMA Brasil, Intesa San Paolo e Ventana Serra.