1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina segunda-feira, dia 10
A recomendação é para que as pessoas que já receberam a vacina contra a covid-19 esperem pelo menos 14 dias para receber o imunizante contra a gripe
UBSs Oliveiras/Marabá já funciona em novo horário, das 7h às 19h
Termina na próxima segunda-feira, dia 10, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). Nesta etapa, profissionais de saúde, as gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), indígenas, além das crianças de seis meses a menores de seis anos devem ser imunizados.
As doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde de Taboão da |Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região, desde o dia 12 de abril para estes públicos.
Especialistas alertam que os dois imunizantes, contra a gripe e a covid-19, são essenciais, mas a prioridade é a vacinação contra o coronavírus. A recomendação é para que as pessoas que já receberam a vacina contra a covid-19 esperem pelo menos 14 dias para receber o imunizante contra a gripe.
A vacina contra a gripe vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. Ao garantir a proteção, diminuem os riscos de sintomas respiratórios graves, que podem ser confundidos com os da covid-19, também diminui a necessidade de atendimento na rede hospitalar, que está dedicada a enfrentar a pandemia.
A dose única da vacina é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
O público alvo deverá uma das 12 Unidades Básica de Saúde do município das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A vacinação contra a gripe será dividida em três grupos prioritários:
• 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
• 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
• 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários.