26 mulheres foram homenageadas com a Medalha Laurita Ortega Mari em Taboão da Serra
O evento encerrou as programações dedicadas às mulheres
A honraria foi entrega às mulheres que se destacam pela prestação de serviço nas mais diversas áreas
Encerrando as programações do mês da mulher na cidade, a Câmara Municipal de Taboão da Serra, realizou no último sábado, dia 24, a entrega da Medalha Laurita Ortega Mari. No evento 26 mulheres foram homenageadas com a honraria, que é entregue a quem desenvolve um trabalho no município.
Cada vereador indicou duas mulheres para receber a honraria, totalizando 26 homenageadas. Primeira mulher a presidir a Câmara Municipal, a vereadora Joice Silva, destacou o fórum realizado em Taboão e dedicou o evento à deputada e primeira-dama Analice Fernandes, que será homenageada na Assembleia Legislativa com a Medalha Ruth Cardoso.
”E depois de um fórum que participamos essa semana ‘Todos juntos por elas’ discutindo políticas públicas para as nossas mulheres, eu quero dedicar esse evento a mulher que representa Taboão da Serra no estado, a mulher que faz a diferença e que nos orgulha […] a nossa deputada Analice Fernandes. Quero parabenizar todas as nossas homenageadas desta noite”, declarou a presidente da Casa, vereadora Joice Silva.
O prefeito Fernando Fernandes parabenizou todas as homenageadas. “As mulheres tem lutado muito e conseguido vitórias com essa luta que vem empreendendo. E aqui em Taboão da Serra isso é muito claro, é nítido a força da mulher. Aqui na Câmara temos quatro vereadoras, uma mulher presidente da Câmara, a Analice, tem um trabalho e reconhecimento muito forte no papel da mulher na Assembleia Legislativa. As quatro leis de cuidam da violência contra a mulher são de autoria dela lá na Alesp. As mulheres estão de parabéns”, declarou.
Participaram do evento o vice-prefeito Laércio Lopes, secretários municipais, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil, além dos familiares e amigos das homenageadas que lotaram o plenário da Câmara Municipal.
Criada para agraciar mulheres que se destacam pela prestação de serviço nas mais diversas áreas, a medalha entrou para o calendário do mês da mulher em 2017, depois que a Câmara tornou oficial a homenagem criada pela ex-vereadora Fausta Leite, junto com a enfermeira Selma Fátima.
A medalha leva o nome de Laurita Ortega Mari, primeira mulher eleita prefeita do Brasil, após a redemocratização. O fato histórico aconteceu nas eleições de 06 de outubro de 1963, quando a então candidata Laurita Ortega Mari, disputando a eleição com outros quatro candidatos, venceu com 1.347 votos, num universo de pouco mais de 3 mil eleitores em Taboão da Serra.
Veja a relação das mulheres agraciadas por cada vereador
Alex Bodinho
Marivan de Jesus Souza Almeira
André Egydio
Giselle Rosário Vieira Pereira da Silva e Cristina Aparecida dos Santos Pedro
Eduardo Nóbrega
Giselle Rosário Vieira Pereira da Silva e Sônia Maria Martins Silva
Carlinhos do Leme
Edite Alves Bachega e Elsa Aparecida Medina Jardim
Érica Franquini
Aline de Sousa Magela e Leonor Rodrigues Lachi
Johnatan Noventa
Aline Bispo Silva e Maria de Lourdes Paulino Brandão
Joice Silva
Aparecida Mazzocato Fernandes e Alexandra Cristina Pitol de Lara
Cido da Yafarma
Valdete Souza de Carvalho Silva e Ana Paula Sousa Cavalcanti
Marcos Paulo de Oliveira
Maria José de Souza Santana Maciel e Neuza Neves Vieira
Priscila Sampaio
Maria Edija Gomes Kida e Mércia Maria dos Santos Araújo
Rita de Cássia
Angela Bargaglini Rodrigues Gomes e Michele Gonçalves de Oliveira
Ronaldo Onishi
Elisangela Rodrigues Martins Ximenes e Andressa Luchiari de Souza
Professor Moreira
Adriana Falcão de Menezes Macedo e Ladir Rodrigues Alves