2º Fórum Maio Amarelo encerra mês de atividades e conscientização sobre acidentes no trânsito
Fórum Maio Amarelo debateu a conscientização do trânsito seguro em taboão da Serra
Na manhã deste domingo, dia 26, aconteceu na Câmara Municipal de Taboão da Serra o 2º Fórum do Maio Amarelo, evento que encerrou as atividades da campanha de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito.
A iniciativa do vereador Marcos Paulo, presidente da Câmara Municipal, acontece em Taboão da Serra pelo segundo ano consecutivo. “Acho que foi muito positivo, todas as ações foram importantes e o fórum fecha essa campanha, muitas pessoas participaram em busca de informações e vão multiplicar o que aprendemos hoje”, lembrou.
Durante o fórum, foram realizadas palestras do Samu, do Corpo de Bombeiros e da GCM sobre a prevenção de acidentes. A parte jurídica também foi abordada, a questão das multas e penalidades para que desrespeita o Código de Trânsito Brasileiro foi tema de discussão e conscientização.
Sobre as atividades com as crianças, Marcos Paulo brincou: “tenho certeza que depois de hoje muitos papais e mamães serão alertados pelos filhos para que usem o cinto de segurança, não ultrapassem o farol vermelho, não atendam o celular enquanto dirigem e respeitem as faixas de pedestres, as crianças precisam ser educadas desde cedo, o trânsito agradece”.
O vereador destacou que a violência no trânsito do município vem diminuindo nos últimos anos. “São boas notícias, mas temos que incentivar cada vez mais essa conscientização, a prevenção, a educação e a direção segura são fatores que devem ser levados sempre que possível para os nossos motoristas, ciclistas, motociclistas, caminhoneiros e também para os pedestres”, ressaltou.
A secretária de saúde do município, Dra. Raquel Zaicanner, disse que a iniciativa é importante. “Todos os eventos de conscientização das políticas públicas, melhorar a qualidade de vida, diminuir o número de mortes, de sequelas, é necessário. A Câmara Municipal tem feito diversas ações que são importantes para a sociedade”.
Zaicanner disse que as mortes e acidentes no trânsito podem ser evitados. “Precisamos encarar como uma coisa grave, possível de ser prevenido, desde que as pessoas mudem o seu comportamento. A morte no trânsito não acontece só com os outros, pode acontecer com cada um de nós”.
Neste ano, pela primeira vez, durante o fórum foram feitas diversas homenagens a taxistas, agentes de trânsito, soldados do Corpo de Bombeiro, do SAMU e outras categorias que contribuem e trabalham pela mobilidade urbana de Taboão da Serra.
Além do fórum foram realizadas panfletagens, atividades educacionais com crianças e o debate sobre os cuidados no trânsito e os números de acidentes que ocorrem em Taboão da Serra.
Participaram do evento o prefeito Fernando Fernandes, os vereadores Eduardo Nóbrega, Cido da Yafarma e Rita de Cássia.