4 dicas para abrir um negócio digital
Ter um site, uma hospedagem e também um registro de domínio é muito importante para quem quer abrir um negócio digital.
Ou seja, hoje em dia não é difícil ter e gerenciar o seu próprio negócio na era online. Existem ferramentas e meios acessíveis que possibilitam essa empreitada.
No entanto, por mais que o cenário das redes sociais e softwares de gerenciamento proporcionem várias facilidades, é fundamental contar com um bom conhecimento na área para estar apto a obter resultados satisfatório.
Além disso, diante da empolgação de iniciar um empreendimento novo e ver o lucro aumentando ainda nos meses iniciais, muitas pessoas não se preparam para as exigências que a abertura de um negócio exige.
Por isso, para você saber mais sobre quais rumos deve seguir para investir em um negócio digital, fique atento para os seguintes tópicos que abordaremos nesse post.
Motivos para abrir um negócio digital
O caminho para o empreendedorismo no século XXI passa pelos algoritmos do Google e pela internet de forma geral.
Por essa razão, é necessário ter um site e um registro de domínio para qualquer negócio, seja ele um pequeno empreendimento de bairro ou uma mega corporação. Ter um site e um domínio são os pilares básicos para assegurar uma eficiente presença digital para o seu negócio.
Uma das razões para investir em um negócio digital é a praticidade que o formato proporciona. Dependendo da área de atuação você pode até mesmo trabalhar sem sair de casa, no regime Home Office, estabelecendo a sua própria rotina de trabalho.
Além disso, diante do cenário econômico provocado pela pandemia, a transformação digital é a salvação para muitos empreendimentos. Quem não se digitalizar não irá se adaptar.
Conheça 4 dicas para abrir um negócio digital
Para aproveitar as vantagens que um negócio digital oferece, é preciso saber quais passos seguir. Não custa lembrar que o sucesso deve ser construído aos poucos, com planejamento e foco.
Por isso, para você não se meter em enrascadas no decorrer da sua jornada, fique atento para essas dicas básicas abaixo.
1 – Procure uma área que atraia você
Não há uma receita definitiva para o sucesso, mas um ingrediente que pode ajudar muito a você conquistar bons resultados é investir em uma área que seja do seu interesse.
Ao atuar em um segmento que você conhece e gosta, se torna mais fácil elaborar estratégias e dedicar o seu tempo a ele. Em suma, é aí que entra aquela máxima de que “trabalhe fazendo o que gosta e não precise trabalhar”.
Além disso, lembre-se que tão importante quanto escolher um negócio digital numa área que seja do seu interesse, é saber também como está o mercado para esse empreendimento.
Portanto, pesquise como está o mercado para ficar por dentro das exigências, das demandas, custos e características do público.
Dê uma olhada em alguns blogs, sites específicos sobre o assunto e também nas redes sociais. Não deixe de participar também de grupos e fóruns de discussão e veja como estão se saindo outros negócios que atuam no mesmo segmento do seu.
Desse modo você vai encontrar detalhes que apontam onde o mercado está saturado, se ainda há oportunidades e quais são as maneiras mais eficientes para você atrair público de consumidores.
Imagine que o seu objetivo seja criar um curso online sobre a produção de salgadinhos. Nesse caso, para atingir um público que está ganhando mais espaço, o curso poderá ser voltado para a produção de salgadinhos com ingredientes vegetarianos.
2 – Tenha um planejamento dos gastos
Abrir um negócio digital pode ser menos custoso que investir em um negócio físico. Porém, ainda que a infraestrutura não seja a mesma e pode ser até mesmo bem mais barata, é bom ficar atento para alguns gastos.
Nada vai cair no seu colo de graça no mundo do negócio digital. Qualquer empreendimento demanda gastos, incluindo abrir um negócio digital. Caso você não se prepare para isso poderá ter dificuldades para gerenciar o negócio mais tarde.
Por essa razão, antes de colocar o empreendimento em prática, avalie com calma todos os gastos que você possivelmente terá pelo caminho.
Sendo assim, elabore uma lista de tudo o que você precisará pagar, como fornecedores, plataformas, ferramentas, hospedagem de site e até mesmo outros funcionários.
Leve em consideração também que nem sempre tudo vai sair exatamente como você planejou. Imprevistos estão aí para isso: para atrapalhar! Portanto, é preciso estar preparado para eles, pois talvez seja necessário recorrer a um dinheiro extra para lidar com tais problemas.
Conheça o seu público muito bem
Você escolheu o negócio digital que combina com o seu perfil, já colocou na ponta do lápis os possíveis gastos iniciais, mas ainda falta um detalhe importante: conhecer as características, os desejos e as dores de quem vai comprar o que você tem para oferecer.
Um procedimento eficiente para adquirir os conhecimentos necessários acerca do seu público é estabelecer uma persona para o seu serviço ou produto digital.
A vantagem disso é que, pelo fato do público-alvo apresentar conceitos muito amplos, a persona resume todas as características desse público em uma pessoa fictícia com nome e sobrenome.
A construção de uma persona demanda que você esteja a par dos comportamentos, das preferências pessoais, da profissão, do estilo de vida, dos valores e outras informações pertinentes relacionadas com o segmento de público que você pretende atingir.
A partir do momento que você fica por dentro de todos esses detalhes a respeito dos seus futuros clientes, se torna bem mais fácil interagir com eles de maneira assertiva e entregar produtos ou serviços da mais alta qualidade.
4 – Determine quais serão as suas estratégias de Marketing digital
Se um negócio é digital então é fundamental que, pelo menos, boa parte do Marketing para esse negócio também tenha características digitais.
As estratégias irão depender muito do seu tipo de negócio. Porém, entre as mais utilizadas para desenvolver o seu negócio digital estão a criação de um blog para obter presença online por meio de conteúdo relevante e apostar suas fichas nas redes sociais.
No caso da criação de um blog, a dica ideal de plataforma é o WordPress. Ela possui recursos que tornarão as suas postagens mais interessantes e intuitivas.
Há também o e-mail marketing que permite uma comunicação altamente segmentada e personalizada, sendo um grande aliado para a captação de leads.
Quando se fala em e-mail marketing é importante uma ferramenta adequada para isso. O Mailchimp é uma das mais conhecidas e usadas por ter uma versão gratuita e de fácil utilização.
A produção de produtos digitais (os famosos infoprodutos) também surge como uma estratégia interessante para o seu negócio. Esses produtos consistem basicamente em conteúdos produzidos em formatos como e-books, podcasts e vídeos, por exemplo.
Na era da internet há várias oportunidades para os negócios digitais
O consumidor cada vez mais está presente nas redes sociais. Além disso, sempre que possível utiliza o amigo smartphone para fazer pesquisas sobre produtos, serviços e até efetuar compras.
É nesse cenário cada vez mais conectado na internet que os negócios digitais se tornam importantes oportunidades de investimento. Além do mais, a pandemia do Coronavírus faz com que as empresas encontrem na transformação digital a saída mais viável para a crise.
Portanto, além de ter um site para facilitar a sua presença online e um registro de domínio para trazer ainda mais credibilidade, vale seguir essas dicas para abrir o seu negócio digital.