40 moradores de rua são atendidos em Taboão da Serra em noites frias
As temperaturas baixas registradas em Taboão da Serra e região no fim de semana aumentou o número de moradores de rua atendidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Cerca de 40 pessoas recebem atendimentos diariamente, um aumento de 25% em relação a média diária.
Desde junho a prefeitura de Taboão da Serra implantou a Operação Inverno para dar uma maior assistência a moradores em situação de rua. De acordo com a secretária Arlete Silva, nos últimos dias o Centro Pop recebeu cerca de 40 pessoas todas as noites. “Geralmente não temos o atendimento noturno, mas com esse frio é necessário ampliar esse horário”.
A prefeitura mantém também uma equipe com assistentes sociais que percorrerem a cidade depois das 20h para fazer uma triagem desses moradores. “Infelizmente nem todos aceitam ir até o Centro Pop, muitos preferem, mesmo com esse frio, ficarem nas ruas, onde já estão habituados. Não podemos levá-los a força”, diz Arlete Silva.
Um levantamento feito pela secretaria detectou que pelo menos 25 moradores de rua recusam qualquer tipo de atendimento oferecido pela prefeitura. “Nessa situação acabamos dando um auxílio nas ruas mesmo, alguns tem dependência com drogas, álcool e não aceitam sair das ruas”.
Na capital foram registradas quatro mortes de moradores de rua, provavelmente devido ao frio intenso. “Aqui não tivemos nenhuma ocorrência, temos uma ótima estrutura para atender esses moradores”, lembra. “Trabalhamos de forma humanizada, de maneira que as pessoas em situação de rua tenham seus direitos assegurados, como o direito ao teto e a saúde”.
A ampliação do atendimento do Centro Pop começou no dia 24 de maio e está funcionando 24h por dia, sete dias por semana, inclusive aos feriados. Após serem acolhidos, os desabrigados podem tomar banho, se alimentar e passar a noite protegidos do frio.
Doações
No Centro POP passam por dia, cerca de 50 pessoas em situação de rua, onde podem lavar roupas, tomar banho, além de realizar acompanhamento multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos e participar do programa Recomeço, que é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Segundo Flaviana de Amorim Alves, coordenadora do Centro Pop, o espaço aceita doações de roupas e de materiais de higiene pessoal. “Por se tratar de pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, muito dos nossos atendidos não tem o que vestir. Por isto, contamos com a colaboração de todos e aceitamos doações de roupas, principalmente peças masculinas, além de produtos de higiene pessoal, como sabonete, escova de dentes, creme dental, shampoo, condicionador e aparelho de barbear”, esclarece. “Quem quiser colaborar pode realizar a doação pessoalmente no Centro POP ou na sede da Secretaria de Assistência Social”, finaliza.
Serviço
Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua)
Rua Felice Del Paggio, 100, Vila Francisco Remeikis
Tel. 4135-3194 (24h)
GCM – Guarda Civil Municipal
Tel. 153 (24h)
Serviço de Abordagem Social – SEAS
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Rua Felice Del Paggio, 100, Vila Francisco Remeikis
Tel. 4139-1105 e 4138-7155 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Rua Luiz Carlos Ventura, 79, Jd. Mituzi
Tel.: (11) 4138-8040 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)