66 anos: a origem do nome de Taboão da Serra

Várzea onde hoje é o Largo do Taboão: local tinha várias taboas
Por Eduardo Toledo
De onde vem o nome Taboão da Serra? Existem diversas versões para a origem e duas são aceitas pelos moradores mais antigos da cidade. Não existe nenhum documento que comprove quando e por que o nome acabou “batizando” o município, porém todos os levantamentos históricos apontam para duas histórias.
Por volta de 1920 a Vila Poá, onde hoje é Taboão da Serra, era apenas um bairro distante de Itapecerica da Serra. Os primeiros moradores começaram a se instalar na região, praticamente não existiam casas e comércios por perto.
O local era cheio de brejos e várzeas, de onde brotavam milhares de taboas, uma planta aquática que se espalhava amplamente em toda a região graças à sua facilidade para colonizar ambientes limpos e sem poluição.

A taboa tem o nome científico de “Typha Dominguensis” e mede mais de dois metros de altura e, em fase reprodutiva, apresenta uma espiga da cor de café com mais de dois milhões de sementes, que são dispersadas pelo vento. Devido a grande quantidade da planta, alguns moradores passaram a chamar de Taboão a Vila Poá. Essa história realmente existiu e foi confirmada por moradores antigos, mas segundo eles a origem do nome é outra.
A segunda versão, e também aceita pelos moradores mais antigos para a origem do nome de Taboão é que na região existiam muitas olarias e chácaras, onde eram plantadas batatas, tomates e diversas verduras e legumes. Os produtos produzidos por aqui eram vendidos em São Paulo, e os proprietários das chácaras iam de carroça até a capital.
Os agricultores e donos de olarias combinavam de se encontrar onde hoje é a rua João Santucci, por onde passa o córrego Poá. A única forma de atravessar o leito de água, para chegar a São Paulo, era atravessando uma tábua grande que foi colocada sobre o rio.
Eles falavam: “vamos nos encontrar no ‘tabuão’ e de lá vamos juntos para São Paulo”. O nome pegou e todos passaram a se referir à Vila Poá como Taboão.
O nome “Taboão” aparece em outras cidades, como localidades de Bragança Paulista e Guarulhos, por exemplo. E nos dois casos a origem do nome vem de uma tábua grande usada como ponte.
Apesar de não existir uma verdade absoluta, a história sobre o nome do município gira em torno dessas duas versões. Porém, o “da Serra” é uma certeza: foi incorporado após a emancipação como uma homenagem a cidade mãe, Itapecerica da Serra.