Home

Gamesp da Grande SP se reúne em Embu Guaçu

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

14/11/2013 00:00
Gamesp da Grande SP se reúne em Embu Guaçu

O secretário adjunto da Segurança Pública, Antonio Carlos Da Ponte, participou nesta quarta-feira (13), da primeira reunião do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) da Região Metropolitana de São Paulo, em Embu Guaçu.

Publicidade
Publicidade

Na maior região metropolitana do país, o Gamesp foi dividido em cinco áreas. A reunião de hoje reuniu as cidades da sub-região Sudoeste. O objetivo do grupo é estimular ações de prevenção e combate ao crime, integrando membros das polícias Civil, Militar, Científica, Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, guardas municipais, prefeituras, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

Foto: Divulgação

Outras cinco regiões do Estado já contam com o trabalho do Gamesp: Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Piracicaba. No encontro, o secretário-adjunto enfatizou a integração entre as diferentes esferas de governo para uma ação eficiente na área de segurança. O papel do Estado, segundo Da Ponte, é fundamental, pois define as políticas de segurança pública, mas é preciso, também, o envolvimento dos municípios, que definem prioridades da gestão. “O Gamesp se diferencia por essa união de esforços, que busca atingir o cidadão”, disse.

Como exemplo bem sucedido de integração, o secretário-adjunto destacou os resultados do trabalho da Agência de Atuação Integrada contra o Crime Organizado, que reúne 19 órgãos das esferas estadual e federal. “Já obteve mais de 1.500 prisões, desarticulou cerca de 200 quadrilhas e 54 toneladas de drogas apreendidas.”

Por Vanessa Silva 

Publicidade
Publicidade