Corpo de aposentado levado pela correnteza é encontrado no Piscinão do Jd. Maria Sampaio
O corpo do aposentado Élcio Gomes dos Santos, de 59 anos, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira, foi encontrado na tarde deste sábado, dia 25, dentro do piscinão do Jd. Maria Sampaio. O Corpo de Bombeiros precisou usar um bote para fazer o resgate da vítima que foi reconhecida por um parente. Élcio foi levado pela correnteza de um córrego quando chegava em sua casa, na rua Chico Mendes, em Embu das Artes.
Segundo tenente Nishihara, do Corpo de Bombeiros, um morador avistou o corpo boiando e chamou a Polícia Militar. Sobre os rumores que no local teria mais um corpo, o bombeiro desmentiu a informação. “Não achamos mais nenhum corpo, esse foi o único localizado, de um homem de 59 anos”, disse.
Foto: Eduardo Toledo

Resgate do corpo do aposentado desaparecido durou mais de duas horas
Os bombeiros tiveram dificuldade com o resgate, o piscinão ainda tem bastante água e muita sujeira. O corpo do aposentado continua no local, aguardando a perícia da Polícia Civil, em seguida será levado para o IML.
Na quinta-feira, dia 23, o carro do aposentado já havia sido localizado próximo ao Piscinão do Jd. Maria Sampaio, na divisa entre Taboão da Serra e São Paulo. Segundo o inspetor Altair, da GCM de Embu das Artes, a família estava em choque. “Fui à casa deles e todos estão muito abalados, a informação que temos é que o aposentado foi levado pela córrego na hora que ele desceu do carro, que também foi levado pela correnteza que invadiu a rua Chico Mendes”.
Na ocasião, o GCM confirmou que o carro da vítima havia sido encontrado dentro do córrego Pirajuçara, no Jd. Leme. “Ele está desaparecido, ninguém tem notícias dele. Elso tem 65 anos e é aposentado, faz um bico no [supermercado] Ricoy Casa Branca e não apareceu para trabalhar hoje”. O veículo da vítima foi encontrado a mais de um quilômetro do local onde o idoso caiu.
Estragos
Embu das Artes foi, ao lado de Taboão da Serra, uma das cidades mais atingidas pela enchente. A prefeitura da cidade confirmou 22 pontos críticos onde houve alagamentos e inundações. “A rua Santos Dumont, no Jd. São Eduardo, foi a mais atingida, uma devastação completa, parece que passou um tsunami por aqui”, relatou o Inspetor Altair por telefone.
O temporal que atingiu toda a região continua sendo motivo de preocupação para os moradores e autoridades. O prefeito Chico Brito decretou situação de emergência no município após a forte chuva que deixou mais de 22 pontos de alagamento em Embu das Artes. Além de decretar a situação de emergência, o prefeito também cancelou eventos para focar no atendimento das famílias atingidas e na limpeza da cidade.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Embu das Artes, a administração já atendeu, até o momento, 1.800 pessoas. Foram distribuídos mais de 270 cestas básicas, 280 kits de higiene, 600 colchonetes e quase 500 cobertores. A Defesa Civil do Estado atendeu o município com 200 kits com colchonete, lençol, cobertor e cesta básica.
O vereador Edvânio Mendes classificou a enchente como “catástrofes”. “É muito triste presenciar o desespero das famílias que perderam tudo. O prefeito Chico Brito está dando toda a assistência possível neste momento e estamos juntos em mutirão em prol de ajudar ao povo, em alguns casos infelizmente nada podemos contra a natureza. Peço humildemente neste momento a ajuda de todos para as vitimas desta catástrofe lamentável”.
