INSS: prova de vida será feita por cruzamento de dados em 2023
A partir de janeiro de 2023, cabe ao próprio INSS verificar se o segurado segue vivo. Com a nova regra, o cidadão não é mais obrigado a sair de casa para realizar sua prova de vida.
No momento, a equipe da Previdência Social estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada. A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático.
Por enquanto, os beneficiários podem ficar tranquilos e aguardar. Não haverá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida por enquanto.
Apesar de não ser mais obrigatório, quem preferir pode fazer a prova de vida como nos anos anteriores: indo a uma agência da rede bancária ou usando o Meu INSS. O cidadão também pode acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita. É importante destacar que o beneficiário não deve procurar uma agência do INSS para fazer a prova de vida.
TAGS
Notícias relacionadas
Itapecerica da Serra se despede de família morta em acidente em MG com velório coletivo; enterro aconteceu nesta quinta-feira
23/04/2026
Régis Bittencourt registra mais de 900 mil veículos no feriado e reforça operação especial
23/04/2026
Cães e gatos resgatados buscam um novo lar em ação especial no Shopping Taboão
23/04/2026
