Taboão da Serra, Embu e região vão receber R$ 3,3 bilhões em obras; pacote estadual soma R$ 13,4 bilhões na Grande SP
Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista estão entre os municípios beneficiados pelo novo pacote de investimentos anunciado pelo Governo de São Paulo para a Região Metropolitana. Durante a Caravana 3D – Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, realizada na quinta-feira (25), o Estado confirmou R$ 13,4 bilhões em recursos para obras e ações voltadas ao saneamento, infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e prevenção de desastres.
Para a região sudoeste da Grande São Paulo, onde estão Taboão da Serra, Embu das Artes e as demais cidades vizinhas, serão destinados R$ 3,3 bilhões. O maior volume de recursos integra o plano de universalização da Sabesp, que prevê aproximadamente R$ 13 bilhões em investimentos entre 2026 e 2029 para ampliar a oferta de água tratada e coleta e tratamento de esgoto em municípios atendidos pela companhia na Região Metropolitana.
Além das obras de saneamento, o governo assinou convênios para melhorias urbanas em diversas cidades. Taboão da Serra e São Lourenço da Serra estão entre os municípios contemplados com recursos para obras em equipamentos públicos, enquanto Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista receberão investimentos em pavimentação, recapeamento, drenagem e construção de pontes e viadutos. Itapecerica da Serra também foi incluída em ações de infraestrutura e prevenção de riscos, com recursos destinados à contenção de encostas.
Na área da educação, o Estado autorizou reformas e ampliações em 47 escolas estaduais distribuídas por 17 municípios, incluindo Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. A iniciativa ainda prevê investimentos em tecnologia para redes municipais e a implantação de uma nova Fatec em Barueri, voltada à formação de profissionais da área da saúde.
O pacote também reforça a segurança pública e a proteção contra eventos climáticos extremos. Entre as medidas estão a entrega de viaturas e armamentos às forças policiais, a inauguração da nova sede da 3ª Companhia do 33º Batalhão da Polícia Militar, em Cotia, além de obras da Defesa Civil para reduzir riscos geológicos e melhorar a drenagem em municípios da região. Segundo o governador Tarcísio de Freitas, o objetivo é ampliar a parceria entre Estado e prefeituras para acelerar investimentos e melhorar a qualidade de vida da população.
TAGS
Notícias relacionadas
Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra recebem reforço na segurança com novas viaturas
26/06/2026
Câmara de Taboão da Serra aprova nova anistia fiscal e pacote de projetos para saúde, educação e inclusão
26/06/2026
