Educação de Taboão da Serra chega a 6,2 no IDEB 2025 e supera média nacional
Taboão da Serra alcançou nota 6,2 no IDEB 2025, acima da média nacional de 6,1, segundo os resultados divulgados pelo Ministério da Educação em 6 de agosto. O desempenho reflete a evolução da rede municipal de ensino, embora o município ainda não tenha alcançado a meta de 6,5 estabelecida para o período.
Dos estabelecimentos avaliados, 12 apresentaram crescimento na nota e três mantiveram o desempenho registrado anteriormente. Para a Secretaria Municipal de Educação, os números indicam avanço no trabalho desenvolvido pelas escolas.
Entre os melhores resultados da rede estão a EMEB Prof. Maria Alice Borges Ghion, com nota 6,7, e a EMEB Dr. Anísio Dias dos Reis, com 6,6.
Também alcançaram 6,5 as EMEBs Heitor Villa Lobos, Cecília Meireles, Armando de Andrade e Prof. Therezinha Volpato Baro.
Para o secretário municipal de Educação, Luciano Corrêa, o resultado é consequência do trabalho realizado diariamente nas unidades de ensino.
“Essa história foi construída com muito trabalho, dedicação e compromisso com a aprendizagem. Os números mostram que seguimos avançando e reforçam nosso compromisso em apoiar cada escola para que todas continuem evoluindo”, afirma.
O secretário também destacou a participação dos profissionais da rede no desempenho obtido pelo município.
“Minha gratidão a cada professor, gestor, coordenador, funcionário da Educação e a todos que, diariamente, trabalham para oferecer uma educação pública de qualidade aos nossos estudantes. Parabéns a toda a nossa rede! Essa conquista é coletiva e nos inspira a seguir trabalhando por uma educação cada vez melhor”, completa.
O prefeito Engenheiro Daniel afirmou que a Educação seguirá entre as prioridades da administração municipal. Segundo ele, a estratégia inclui investimentos na formação dos profissionais e na estrutura das escolas.
“Para avançar na Educação, com ensino de qualidade, continuaremos investindo na formação dos profissionais e revitalizando as escolas. Faremos de Taboão da Serra a melhor cidade para se viver da nossa região”, declara.
Como o IDEB é calculado
Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o IDEB combina dois indicadores: o fluxo escolar, medido pelas taxas de aprovação, e o desempenho dos estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
As provas consideram, entre outros componentes, o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática.
O índice busca, portanto, medir simultaneamente a aprendizagem e o fluxo escolar. Em geral, quanto maiores as taxas de aprovação e o desempenho nas avaliações, maior é o resultado do IDEB.
O indicador é divulgado a cada dois anos e permite acompanhar a evolução da educação básica no país.
TAGS
Notícias relacionadas
Taboão da Serra promove Minijornada de Bioconstrução com atividades gratuitas nos dias 28 e 29
21/08/2026
Taboão da Serra cria Agenda Jovem e amplia políticas públicas para jovens de 15 a 29 anos
21/08/2026

