Home › Taboão da Serra

UniFECAF realiza aula inaugural do Projeto TEIA

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/10/2026 • 16:38
Divulgação
Divulgação

A UniFECAF, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Prefeitura de Taboão da Serra firmaram parceria para capacitar 230 servidores municipais das áreas de saúde e educação por meio do Projeto TEIA.

Publicidade
Publicidade

A formação inclui uma pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e conteúdos relacionados ao atendimento e à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A aula inaugural será realizada em 14 de outubro, às 19h30, no campus-sede da UniFECAF. Os participantes foram selecionados pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

O TEIA (Programa Institucional de Indução, Acompanhamento e Fortalecimento da Política Pública Municipal para Atendimento Integral às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista) é um projeto-piloto voltado à qualificação técnica de profissionais que atuam nos serviços públicos municipais. A proposta é contribuir para o desenvolvimento de práticas de atendimento em unidades de saúde, escolas e outros equipamentos da rede municipal.

Segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,4 milhões de pessoas tinham diagnóstico de autismo no Brasil, o equivalente a 1,2% da população. Entre crianças de 5 a 9 anos, o percentual chegava a 2,6%.

O reitor da UniFECAF, Joel Garcia, destacou o papel social da parceria. “Essa é uma ação que vai além da educação. É um compromisso com a cidade. Estamos abrindo nossas portas para acolher, orientar e ajudar a reconstruir histórias. Esse é o papel de uma instituição que acredita na transformação social”, afirmou.

A parceria entre as três instituições busca aproximar a formação especializada das demandas dos serviços municipais e contribuir para o atendimento de pessoas com TEA nas áreas de saúde e educação.

Sobre a UniFECAF

Com sede em Taboão da Serra (SP), a UniFECAF oferece cursos de graduação presenciais, a distância e semipresenciais. A instituição possui conceito 5 no Ministério da Educação (MEC) e mantém parcerias com empresas para iniciativas de formação e empregabilidade. Seu portfólio abrange diferentes áreas do conhecimento e inclui ações voltadas ao desenvolvimento profissional dos estudantes.

Serviço

Aula inaugural do Projeto TEIA
Data: 14 de outubro de 2026
Horário: 19h30
Local: Campus-sede da UniFECAF, em Taboão da Serra (SP)

TAGS

Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade