A bandeira do município de Taboão da Serra
〉 Eduardo Toledo, especial para o Portal O Taboanense
Taboão da Serra foi emancipada em 1959, mas o município só teve uma bandeira oficial em 1970, quando o prefeito da época, Ary Dáu, promulgou a lei que havia acabado de ser aprovada pela Câmara Municipal. Veja cópia da lei que instituiu a bandeira taboanense.
A lei 350/1970, de 30 de abril de 1970 institui a bandeira e fala de suas características: “a bandeira terá três formados por três palas (faixa sem sentido vertical) nas cores branca, vermelha e preta, representando, respectivamente a contribuição do branco, do índio na nossa formação de cruza, euro-amérindia no primeiro quartel do quinhentismo, vieram os mamelucos, nascidos ali em Santo André, descendentes de João Ramalho, aquele beirão ilustre que foi o pai dos primeiros paulistas. E, posteriormente o preto que com o seu trabalho, foi o cooperador valioso em prol da economia nacional; no segundo campo ou sobre a pala do centro, de vermelho, vem o Brasão da Cidade, reproduzido em seu todo”, é o que diz a lei.
Não se tem notícias sobre o artista que desenhou a bandeira, mas ela foi hasteada na prefeitura pela primeira vez já em maio do mesmo ano.