A história de Taboão da Serra: a construção do CSU
Construção do CSU, no Pq. Pinheiros, no início dos anos 80
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar de uma matéria publicada na edição nº17 do Jornal O Cidadão, publicada em outubro de 1980. A inauguração do Centro Social Urbano (CSU) no Pq. Pinheiros foi um dos projetos sociais do então prefeito Armando Andrade. A obra foi entregue para a população em novembro daquele ano.
A matéria é ilustrada com uma foto do final das obras, onde é possível ver os prédios construídos para abrigar o CSU, bem diferente do que vemos hoje. O equipamento foi construído em parceria entre Estado, Federação e Município. Nessa época, já existiam em outros municípios 36 unidades com a mesma destinação.
O texto publicado pelo jornal dizia: “o CSU-Taboão já funciona extra-oficialmente com atividades como jogo de bocha, malha, basquete, ping-pong, dama, assistência aos idosos, agência de empregos, cursos profissionalizantes, e os programas PLIMEC e PRÓ-NUTRI (Comandados pelo ARRASTÃO).
Na época, a prefeitura pedia que os moradores se cadastrassem, fizessem suas reivindicações e assim receberiam uma carteirinha que daria acesso ao complexo.
A matéria ainda dizia que: “a coordenação do CSU-Taboão estará a cargo da secretaria de esporte e turismo, cujo secretário Francisco Rossi designará o dr. João Chrizóstomos Paes Furtado para coordenador regional e o bel. Carlos Zimmerman para administrador”.
No final do texto, o Cidadão informou que: “No dia da inauguração deverão estar presentes o governador Paulo Maluf, o secretário Francisco Rossi, o deputado Oscar Yasbek, além de autoridades locais”.
E mais…
Na mesma edição o jornal O Cidadão publicou que a prefeitura havia feito o repasse de verbas para cinco entidades assistenciais do município. O dinheiro arrecadado na 1ª Noite Beneficente foi rateado entre as instituições: Lar da Criança Feliz, Casa dos Velhinhos, Centro de Proteção à Infância e Maternidade Cepim, Clube de Mães da Cidade Intercap e Associação dos Funcionários Públicos Municipais. O prefeito Armando Andrade entregou os cheques em mãos aos representantes das entidades.
Para falar com o jornal O Cidadão: [email protected]