Clayson Latorre: A história de Taboão da Serra, a construção do Inocoop
Antiga sede do Instituto Pinheiros, onde hoje é o conjunto habitacional Inocoop
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar de uma matéria de capa publicada na edição nº16 do Jornal O Cidadão, publicada em outubro de 1980. Nossa reportagem noticiou à época que as obras do conjunto do Inocoop estavam sendo reativadas após um período de paralisação.
Na matéria, lia-se: “Informações colhidas junto ao Inocoop dão conta que o ritmo da construção é normal e que a previsão de entrega das habitações segue o prazo estabelecido com os cooperativados. As habitações localizam-se na av. Paulo Ayres, em antigo terreno do Instituto Pinheiros e mais dois conjuntos habitacionais com 2.496 apartamentos serão iniciados ainda neste ano, segundo apuramos”.
Importante relembrar que a construtora da época se chamava “Jaú S.A.”, nome que ficou conhecida o último condomínio construído no Pq. Pinheiros, até hoje chamado de Jaú. Esse projeto de moradia mudou a cara de Taboão da Serra e foi por muito tempo um dos maiores conjuntos habitacionais da Grande São Paulo.
A foto que ilustra a matéria (essa acima) é icônica, nela é possível ver uma das casas do antigo Instituto Pinheiros, onde eram criados animais para a produção de vacinas. Durante anos, foi a maior empresa de Taboão da Serra. Na época, o prefeito era Armando Andrade, que sempre incentivou a chegada de novos moradores.
Interessante notar no anúncio publicado no Jornal O Cidadão que ajudou a alavancar as vendas na região: “preço de custo 100% financiado, sem entradas e sem parcelas intermediárias”; “material de 1ª qualidade”, “o maior projeto arquitetônico da região”.