A política e a causa animal
Foi dada a largada! Mais uma eleição se aproxima e candidatos que nunca doaram um grão de ração ou estenderam a mão para ajudar qualquer animal apresentam suas bandeiras. A causa animal virou palco, atalho para comover o eleitor, porque o importante é emocionar, colocar no plano de trabalho ações “de mídia” que mobilizem sentimentos, que tragam identificação, humanidade, aprovação. Afinal quase todos têm um pet em casa, amam esse pet e por isso o apelo é certeiro! Certo?
Isso quem vai responder somos nós nas urnas! Se o candidato ama os animais, tem histórico, se é da causa tem ações, é conhecido e reconhecido, tem aceitação, tem o respeito dos protetores, promove, apoia. Colocar uma patinha na roupa, uma gravata em “protesto” e fotos nas redes sociais com cães e gatos não quer dizer nada, o marketing “do mal” monta histórias inacreditáveis que tornam genocidas “mitos”, e presidentes que sobem a rampa com vira latas heróis mesmo sem ter nenhuma ação verdadeira na nossa causa..
Os anos passam e os politiqueiros sem conteúdo continuam por ai beijando cães nas ruas, fazendo selfies com o bichinho alheio, trocando favores, onde a moeda de troca as vezes sai cara para animais idosos ou rejeitados que tinham uma casa, uma família e de repente, as mão se apertam, e esses animais como num passe de mágica vão parar em abrigos municipais lotados. É esse tipo de gente que você quer? O tipo que dá o jeitinho brasileiro de colocar seu eleitorado em primeiro lugar em filas enormes aguardando mutirões de castração? Se você não aperta a mão e firma votar nele, vai pro fim da fila. Queremos essas pessoas nos representando? Líderes de uma nação que acha suficiente colocar uma gravata para protestar no caso Joca? Alô, o cara é o presidente tem que agir não usar gravata! E antes que pensem que sou apoiadora do antigo presidente, já me antecipo e digo que não, mas também não sou alienada!
Queremos e devemos eleger quem preza pela transparência, democracia e verdade, devemos eleger quem luta por políticas públicas, que não joga a sujeira pra baixo do tapete, que fala na cara, que abre portas para o terceiro setor e apoia protetores independentes, devemos saber as histórias, conhecer as reais lutas nos detalhes, nos discursos, nos bastidores. A internet tá ai e nos possibilita isso.
Em nosso país a troca de favores por votos é uma realidade criminosa, alimentada por gente preconceituosa que se esconde muitas vezes atrás do nome de deus.
Mas aos aventureiros deixo aqui um recado. Na causa animal de verdade, em meio a militância séria, sabemos todos os nomes, eu disse todos os nomes! Ninguém é bobo, porque as ações das pessoas que erguem de verdade a bandeira da causa certamente já ajudou ou salvou a vida de um animal resgatado por um de nós. Essa é a verdade que move o nosso voto.
(As duas lindas da foto são as cachorrinhas Flor e Alegria, estão para adoção no CCZ de Taboão da Serra. Não compre, Adote!)
* As opiniões contidas neste texto não refletem, necessariamente, a opinião do Portal O Taboanense