“A tecnologia irá colocar nossos alunos nos trilhos do século 21”, diz secretário João Medeiros
O secretário de educação, professor João Medeiros, mostra um dos tabletes da Apple que estão sendo utilizados pelos alunos da rede municipal
Na última semana a prefeitura de Taboão da Serra finalizou a entrega de 864 tablets da Apple, um dos modelos mais novos, e caros, do Ipad. Todas s escolas de ensino fundamental da cidade foram beneficiadas e os alunos já estão tende aulas com os equipamentos. A parceria entre a gigante americana é a primeira com um município em todo país.
O Portal O Taboanense entrevistou com exclusividade o secretário de educação, professor João Medeiros, que disse que essa a tecnologia veio para modificar a forma de aprendizado e que o aluno do futuro terá mais contato com esse tipo de equipamento. “Me orgulha muito trazer, de forma pioneira, essa experiência com a Apple para Taboão da Serra”, diz.
João Medeiros afirma que todos os alunos do ensino médio já estão tendo contato com essa nova tecnologia. “Nosso principal objetivo é utilizar esses aplicativos da Apple, que são excelentes, onde o aluno vai trabalhar desde a ideia de programação, até os conteúdos das diversas disciplinas”.
Os alunos da rede municipal de Taboão da Serra estão incorporando os Ipads as aulas. Diversas disciplinas são disponibilizadas através de aplicativos educacionais desenvolvidos e aprovados pelas maiores e mais importantes instituições de ensino do mundo. “Vamos colocar de fato as nossas escolas nos trilhos do século 21”, garante.
João Medeiros lembra que os Ipads sempre foram uma importante ferramenta de aprendizado, mas havia dificuldade de levar os tablets para a rede municipal. “O equipamento que antes era restrito pra escolas particulares, por ser caro, precisar de uma infraestrutura, internet em todas as salas, agora é realidade em Taboão. Nós temos isso, essa infraestrutura nas nossas escolas, o que possibilitou que a gente possa ter essa parceria com a Apple”.
O secretário lembra que a tecnologia incentiva o aprendizado. “Teremos uma metodologia ativa para ensinar os conteúdos previstos nas propostas pedagógicas das escolas. Este trabalho com a Apple é bem interessante e já existe em diversos países do mundo. Aqui no Brasil Taboão da Serra é a primeira cidade com escolas da rede pública a trabalhar com este novo perfil”, garante.
Na semana passada, um dos diretores da Apple para a América Latina visitou duas escolas de Taboão da Serra, EMEF Francisco Ferreira Paes e EMEF Hugo Arduini, para conhecer o projeto que está sendo desenvolvido nas escolas taboanenses.
“Pudemos perceber que o aluno deixa de entrar em uma situação passiva com o equipamento e começa a produzir. Como temos uma estrutura boa na cidade, com laboratórios de informática, com mediadores de sala de informática, toda essa infraestrutura possibilitou que a Apple fechasse essa parceria”.
Medeiros afirma que a introdução dos Ipads é uma mudança na forma de ensinar. “Nosso jovem, os alunos de hoje são visuais, tecnológicos. Eles sentem prazer de entrar na sala de aula e utilizar o Ipad. Você imagina a diferença de entrar na sala e pegar um caderno, um lápis. Hoje eles vão para a sala de aula pegar um Ipad e mergulhar em um mundo desconhecido, mágico, de inúmeras possibilidades”.
As disciplinas que estão sendo desenvolvidas com os novos equipamentos são desde programação, matemática, ciência, geografia, até línguas, arte entre outras matérias. Cabe aos alunos escolher os aplicativos e colocar em prática, ao lado dos professores, as inúmeras possibilidades que estão sendo disponibilizadas.
Diversos aplicativos compõem os programas pedagógicos que já estão em desenvolvimento na rede municipal, como o Khan Academy, que ensina matemática, ciências e outras disciplinas de uma forma mais visual. “Esse é um complemento, uma forma de fazer os alunos se interessarem mais pelas matérias, mas nunca vão substituir os professores, que são os alicerces da nossa educação”, lembra Medeiros.
Segundo a prefeitura, todas as escolas já receberam os tablets de última geração, ao todo foram entregues mais de 860 equipamentos, em um investimento que chega a mais de três milhão de reais.