Abertura da Semana da Cultura Japonesa afirma força da presença nipônica no Brasil
Programação segue na cidade até dia 30 de junho
A Semana da Cultura Japonesa marca as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil
Por Alex Natalino
A 11ª Semana da Cultura Japonesa foi aberta na sexta-feira, dia 15, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, com a apresentação grupo de taikô Tamashii e a presença de artistas, homenageados, autoridades, imprensa, entre outros, comemorando os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
Na cerimônia, Ken Kaneko, ator e artista plástico, recebeu das mãos da secretária de Turismo e Cultura, Rosana Almeida, uma placa em sua homenagem.
Ken exaltou a humildade ao explicar que no Japão não se considera um “mestre” alguém que seja rico ou famoso em sua atividade, mas sim a pessoas comuns em qualquer profissão, seja um pedreiro ou um jardineiro. “A maior riqueza é a nossa luz interior”, declarou ele. “Há um templo no Japão onde as pessoas se reúnem uma vez por ano para verem a Deus. No local elas se posicionam em frente a uma cortina, que posteriormente é aberta para revelar um espelho, ressignificando que Deus está dentro de cada um”, completou.
Costumeira participante da Semana em outras edições, a secretária de Turismo e Cultura, Rosana Almeida, disse que fez questão de manter as portas abertas para a comunidade japonesa do município. ”Por meio da minha gestão na pasta de Cultura, tomei ainda mais contato com esse legado tão rico”, afirmou.
Segundo o curador Paulo Dud, a Semana Japonesa embuense é respeitada como uma referência da comunidade nipônica e terá até o dia 30/6 inúmeras atrações, com destaque para as exposições coletivas “Nikkei Art & Craft” e a “Cerâmica Artística de Alta Temperatura”, que contam com artistas de Embu das Artes e de outras cidades, que elevam o evento com obras de alta qualidade. (confira a programação abaixo)
Vários artistas expositores compareceram como Yotaka Toyota, Marli Takeda, Milton Takada, Nishui, Kazu Heshizuru e Nishio, alguns com reconhecimento internacional e em salões do Brasil. Sadao Nagata, considerado um dos criadores da Semana Japonesa, também prestigiou o evento. Nagata receberá o título de Cidadão Embuense na Câmara Municipal no dia 27/6 pelas mãos do vereador Carlinhos do Embu, que estava presente.
Programação completa
Até 30 de junho – 9h às 17h
– Exposição Coletiva Nikkei Art & Craft. Artistas: Auro Okamura; Eiji Yajima; Graciela Wakizaka; Getsusen Kobasyashi; Hirimichi Moriyama; Yotaka Toyota; Yoshiaki Yatsunami; Yasuichi Kogima; Yugo Mabe; Iwao Nakagima (in memorian); Marli Takeda; Milton Takada; Mitico Aragaki; Nichio; Moriyo Kogima; Kaneaki Tada; Kenjiro Ikoma; Kenichi Kaneko; Kamori; Sakai (in memorian); Sérgio Massayuki Matukawa e Sussumo Harada
– Exposição de Cerâmica Artística de Alta Temperatura (coletivo de alunos do professor Kengiro Ikoma)
Local: Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29, Centro)
24 de junho – 9h às 17h
– Workshop: produção de obras de cerâmica no torno ao vivo, com a participação do público
Local: Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29, Centro)
24 de junho – 11h
– Cerimônia de Nascimento do Templo Kobo Daishi (1276) – Fundação da Seita Shingon
Local: Rua Professor Mario Osassa, 1273, Jd. Magali
27 de junho – 19h
– Sessão Solene dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e entrega do título de Cidadão Embuense a Sadao Nagata
Local: Câmara Municipal de Embu das Artes (Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50 – Parque Industrial)
Para mais informações: telefone (11) 4781-4462