Ações de prevenção ao câncer da próstata marcaram a Campanha Novembro Azul em Taboão
Por Ricardo Vaz
A campanha, “Cuidando da Saúde do Homem”, realizada em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde, marcou o Novembro Azul, mês que tem suas atenções voltadas para a prevenção ao câncer de próstata.
A campanha teve como objetivo alertar a sociedade, principalmente os homens, sobre a importância da realização de exames preventivos para evitar a doença. “Não podemos achar que apenas no mês de novembro é que devemos realizar tais ações que visem o bem estar do homem ou da mulher como foi o Outubro Rosa. Os exames devem ser feitos a qualquer momento. Essas campanhas acontecem para alertar sobre a importância em se manter um acompanhamento médico para evitar complicações futuras”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.
Segundo a Secretaria de Saúde, mais de duas mil ações foram feitas nos equipamentos públicos para funcionários da Usina, Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal (GCM), Cemitério e Paço Municipal. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram exames, palestra com o Dr. Carlos Sidney, orientações, testes, coletas e mutirões aos sábados com diversas especialidades.
Participaram da campanha durante todo o mês de novembro equipes do CAPS AD com orientações sobre questões relacionadas ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas; Clínica de DST/AIDS realizando os testes para detecção de HIV e Sífilis e distribuição de preservativos; Vigilância Epidemiológica fazendo a atualização de vacinas e detecção de tuberculose; Nutrição com pesagem e cálculo do Índice de Massa Corpórea; Enfermagem colhendo material para exames laboratoriais e aferindo pressão arterial e Odontologia com a avaliação bucal e Saúde do adulto orientando e avaliando.
Câncer de próstata: um mal silencioso, mas que tem cura
A próstata é uma glândula presente apenas no organismo masculino e está localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Ela é responsável pela produção de 70% do líquido seminal (esperma). Diferentes doenças podem atingir a próstata, por exemplo: câncer, hipertrofia benigna (aumento do tamanho da glândula) e prostatite.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, a partir dos 50 anos de idade, todos os homens façam exames periódicos para checar a saúde da próstata e verificar um possível diagnóstico de câncer. Homens que tenham algum caso de câncer de próstata na família devem começar a fazer os exames a partir dos 40 anos.
O diagnóstico é realizado por meio de toque retal e da dosagem de uma proteína do sangue – a PSA (um tipo de exame de sangue). O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. Por isso, o médico poderá solicitar ultrassom transretal e biópsia.