Advogada Valéria dos Santos, presa durante audiência, faz palestra em Taboão
Taboão da Serra terá ‘Mesa Redonda’ com a advogada Valeria dos Santos, que foi algemada no exercício de sua função
Nesta segunda-feira, dia 19 de novembro, a advogada Valéria dos Santos participará como palestrante da ‘Mesa Redonda’ com o tema “Direito e Liberdade”, que acontecerá na Faculdade FECAF, no Jardim Marisa Rosa, em Taboão da Serra. O evento acontece a partir das 11 horas e faz parte da programação da Semana da Consciência Negra na cidade.
A advogada, negra, carioca foi detida e algemada no exercício de sua profissão durante uma audiência no Rio de Janeiro. “Nas atividades em comemoração ao 20 de novembro a imagem da Dra. Valeria se tornou simbólica no nosso país por ela ter materializado um racismo institucional e refletir sobre essa questão é um ingrediente importante para conscientizar as pessoas e empoderar a população negra”, ressalta o secretário municipal de Cultura Wanderley Bressan.
Ainda segundo Bressan, “estamos trazendo a Dra. Valéria porque o governo do prefeito Fernando Fernandes tem um compromisso no combate à discriminação e na promoção dos Direitos Humanos prova disso é a Coordenaria dos Direitos da Igualdade Racial”.
O evento é realizado pela Prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria Municipal de Cultura.
Prisão de Valéria dos Santos
A advogada Valéria dos Santos foi presa durante audiência no 3º Juizado Especial Cível de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Valéria discutiu com uma juíza leiga sobre a inclusão ou não uma contestação no processo. A discussão foi gravada em vídeos e a imagem viralizou. Juízes leigos atuam em juizados especiais e audiências de conciliação, mas não precisam ser togados – ou de Direito.
Serviço
Direito e Liberdade
Mesa redonda
Palestrante Dra. Valéria Santos
Data: 19/11/2018
Horário: das 11h às 13h
Local: Faculdade FECAF
Av. Vida Nova, 166 – Jd Maria Rosa – Taboão da Serra