Agências do INSS na cidade de São Paulo fecham de 26 de março a 1.º de abril
Fechamento se deve à antecipação, pela Prefeitura da cidade, de cinco feriados municipais para conter o avanço da covid-19
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na cidade de São Paulo ficarão fechadas nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, além de 1.º de abril, cumprindo o Decreto Municipal nº 60.131/2021. O decreto antecipa cinco feriados no município: Corpus Christi e Consciência Negra de 2021 e aniversário da cidade, Corpus Christi e Consciência Negra de 2022. O objetivo é ampliar o isolamento social para conter o avanço da covid-19 na capital paulista.
O INSS está entrando em contato com segurados que possuem agendamento nas agências localizadas no município nesses dias, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, algumas pessoas podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado que possui horário agendado para uma das unidades da cidade de São Paulo no período de 26 de março a 1.º de abril deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento. O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências na cidade durante esse período.
Isolamento social – As agências do INSS que estão abertas estão adequadas às normas sanitárias para evitar a contaminação pela covid-19. Porém, a medida da Prefeitura visa a reduzir a circulação de pessoas nas ruas e o fechamento de organizações que seguem funcionando durante a fase emergencial, em vigor em todo o Estado de São Paulo desde o último dia 15.
Com os feriados antecipados para os dias 26, 29, 30, 31 de março e 1ª de abril, somados ao feriado nacional de sexta-feira (2) e ao fim de semana seguinte, São Paulo terá um período sem datas úteis por dez dias, com o objetivo de ampliar o isolamento social.
Canais remotos – Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.
Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.
Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
Exigência Expressa – Durante o período de fechamento das unidades da capital, também ficará suspenso em São Paulo o serviço Exigência Expressa. O serviço possibilita ao segurado que já fez algum requerimento ao Instituto entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente às agências.
Os segurados que precisarem apresentar documentação complementar nesse período podem anexar cópias digitalizadas dos documentos solicitados no Portal Meu INSS