Agosto Dourado em Taboão da Serra é marcado por ações incentivadoras ao aleitamento materno
Secretaria de Saúde promoveu palestras para Agentes Comunitários de Saúde na FECAF e chá para mamães e gestantes na UBS Panorama

Agosto Dourado foi marcado por ações de incentivo e apoio ao aleitamento materno
Ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra promoveu ações da campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo incentivar o aleitamento materno.
Na terça-feira, dia 23, aconteceu uma formação para os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) na Faculdade FECAF. No mesmo dia teve um chá com as mães na Unidade Básica de Saúde (UBS) Panorama. Os dois eventos mostraram a importância do leite materno.
Na Faculdade FECAF, o encontro contou com palestras da pediatra Célia Aparecida Ribas, da odontopediatra Cristina Aparecida Pedro e da psicóloga Vivian Rocha, e teve como objetivo sensibilizar os profissionais para que atuem em seus territórios com engajamento e incentivando a amamentação. Já na UBS Panorama, ocorreu uma dinâmica com mitos e verdades sobre a amamentação.
“O aleitamento materno é muito importante, ele salva vidas e diminui o risco de as crianças adoecerem e também de morrerem. Então essa é a maior mensagem, ele protege a criança, mas também a mãe contra doenças de câncer de mama e de ovário. Ao receber o leite materno, o bebê irá crescer mais saudável e com o melhor desenvolvimento possível”, comenta a Dra. Célia Ribas, palestrante na formação das Agentes Comunitários de Saúde na Faculdade FECAF.

Agosto Dourado
O Agosto Dourado é celebrado em todo o mundo e visa recordar as pessoas da importância do leite materno para o desenvolvimento saudável das crianças, pois isso a amamentação deve ser incentivada até pelo menos os dois anos de vida dos bebês, sendo exclusivo nos primeiros seis meses.
Ambulatório de Aleitamento Materno
Mães e bebês de Taboão da Serra contam o Ambulatório de Aleitamento Materno, um serviço da Secretaria Municipal de Saúde que oferece atendimentos gratuitos para quem está com dificuldades na amamentação, seja em questões da mãe, como mamas empedradas, fissuras, humor deprimido ou dores ao amamentar, como também em situações relacionadas ao bebê, como confusão de bico, baixo peso, disfunção oral, frênulo alterado, entre outros. Os encontros acontecem toda sexta-feira, às 07h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Clementino.
Serviço
Ambulatório de Aleitamento Materno
Onde: UBS Clementino – Rua Tsuruki Tsuno, 104
Telefone: (11) 4701-7241
Horário de funcionamento: toda sexta-feira, às 07h30