Alesp: Analice recebe apoio de colegas e ativistas ao colocar em votação os PLs 31 e 347
Por falta de quórum o PL 347, que estabelece jornada de 30h para profissionais da enfermagem, não foi apreciado
Deputada Analice Fernandes presidiu a sessão extraordinária que aprovou o PL 31
Como presidente interina da Assembleia Legislativa de São Paulo, a deputada Analice Fernandes (PSDB), ousou ao colocar na ordem do dia, em regime de urgência, dois projetos polêmicos, o PL 31, de autoria do deputado Feliciano Filho, que proíbe o embarque de animais vivos nos portos, e o PL 347, de autoria da própria deputada, que estabelece jornada de 30 horas para auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros, na sessão extraordinária que aconteceu dia 17.
Os dois projetos receberam emendas de plenário e foram para o Congresso de Comissões na própria terça-feira. O primeiro a entrar em pauta foi o PL 31, e após horas de discussão, o Congresso apreciou o documento, rejeitando a emenda. Com isso, o projeto voltou para a ordem do dia, e foi votado e aprovado.
Já o PL 347 não chegou a ser apreciado pelo Congresso de Comissões por falta de quórum. Agora caberá a vice-presidente da Casa, deputada Analice Fernandes, articular junto aos líderes políticos e ao presidente da Alesp, Cauê Macris, a volta do seu projeto ao Congresso de Comissões, para então entrar na ordem do dia de votações.
A deputada lamentou da falta de quórum para apreciar seu projeto, e agradeceu aos trabalhadores que estavam presentes no plenário. “Infelizmente, o Congresso de Comissões, que esteve reunido até às 0h30 [de quarta-feira], não conseguiu apreciar a emenda do PL 347 […] As manifestações de apoio são muito importantes e fortalecem nossos propósitos. Quando a gente luta pelo que acreditamos, ficamos muito mais fortes”, disse Analice.
A deputada recebeu críticas por sua ousadia ao colocar os dois projetos em pauta. Como a declaração “ofensiva” feita pelo deputado Barros Munhoz (PSB), de acordo com os presentes, a fala dele “expressava desconsideração” aos animais e às mulheres. “Eu prefiro a companhia de boi do que a companhia de certas vacas políticas. De certas vacas políticas que só mentem, que só procuram enganar”, disse.
Analice também recebeu aplausos e apoio tanto de colegas, da população, funcionários da área da saúde, como de ativistas. O deputado João Paulo Rillo (Psol), gravou um vídeo parabenizando a atuação e coragem da deputada, que durante o período que foi presidente da Alesp, na ausência do deputado Cauê Macris (PSDB), ousou ao colocar o “projeto de lei que proíbe as exportações de animais vivos no estado de São Paulo”, em pauta.
“Do tempo que estou aqui, sem dúvida, esse é um dos momentos mais emocionantes, intenso e importante da Assembleia, pela nobreza da causa e também, pelo processo pedagógico e político que nós vivemos até aqui […] Analice Fernandes, foi ela quem bancou uma estratégia vitoriosa”, declarou o deputado João Paulo Rillo (Psol).