Alexsandro Mendes, o multicampeão taboanense que conquistou o mundo com o Jui Jitsu
Recentemente Alexsandro Mendes sagrou-se campeão Brasileiro e Sul-americano categoria Absoluto
A carreira inspiradora do multicampeão taboanense que conquistou o mundo com o Jui Jitsu. Alexsandro Mendes, 41 anos, falou ao Portal O Taboanense sobre a sua relação com o esporte e como o Jui Jitsu é parte essencial de sua vida.
Com o relato de um grande competidor e vencedor dos tatames, é possível entender o poder e a transformação que o esporte proporciona na vida das pessoas. Alexsandro Mendes começou a treinar há quatro anos por motivo de saúde, pesava 160 quilos quando escolheu o jui jitsu como atividade física. O local de treino era na academia do condomínio Vida Bela, onde mora, em Taboão da Serra.
Após três meses de treinamento se apaixonou pelo esporte e começou a competir. Na primeira competição foi campeão da Copa Caveira, daí pra frente eu não parou mais.
“O mais importante pra mim é que eu comecei no jui jitsu pela saúde, emagreci e virei competidor. Busquei informações sobre o esporte, comecei a competir, o que despertou o interesse de algumas pessoas. Nesse meio tempo mudei de equipe, agora treino em uma academia renomada, a Ryan Gracie Morumbi. Tenho treinado com grandes atletas, ali só vai competidor, campeões> Pelo fato de eu já está sendo visto sempre, hoje eu estou em uma academia que me dá esse suporte. Hoje sou multicampeão na modalidade”, conta Alexsandro.
Nesses quatro anos estudou sobre a modalidade, aprimorou suas técnicas, foi treinar com atletas profissionais e sagrou-se campeão Paulista, Brasileiro, Sul-americano, Internacional Máster, Europeu / Roma e vários Open de Jui Jitsu, entre eles, em Curitiba, Salvador, Minas Gerais, Manaus, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília e São Paulo.
“Sou campeão Paulista, Brasileiro, Sul-Americano, em vários Open que acontecem em todos os estados do Brasil. Ano passado fui me aventurar na Europa e me tornei campeão na categoria Absoluto também, foi uma experiência muito bacana. Fui vice no No-Gi, foi dois a zero pro cara, foi um erro que eu tive e acabou acontecendo, mas foi uma experiência muito, muito legal, porque eu vi que o meu jiu jitsu está bastante afiado então a gente se destacou bem lá na Europa”, relata Mendes.
Na Europa, em um fim de semana, Alexsandro ganhou duas medalhas de ouro na categoria Kimono e uma de prata na categoria Sem Pano.
O atleta conta como é sua rotina de treinos. “Sou atleta de jiu jitsu, mas pratico o judô e tem Wrestling, que pra nós é a luta olímpica, e faço minha própria preparação física. São os quatro pilares que eu tenho hoje como fundamento para um atleta máster se destacar nas competições, além do trabalho secular, tem tudo isso pra fazer”, disse Alexsandro.
Alexsandro segue treinando, esperando a pandemia passar para conquistar outros títulos no Brasil e no mundo. “Para 2021 estamos esperando que possa melhorar essa parte da pandemia e a gente possa conseguir estar viajando pelo Brasil e o mundo a fora”.
O atleta tem como apoiadores: Ale ,root ,alemão,Cléber , Professores academia Morumbi Gracie, Prof. de
Wrestling Lucas Aniceton, Paulo Cézar (Pc) Preparação Física Funcional Gorilas, Kratos Protetor Bocal e Kimono uni.k.