Alunas do Senac Taboão da Serra exibem projeto de paisagismo em festival internacional
Futuro da Paisagem foi um dos 11 trabalhos selecionados para a exposição na cidade de Ponte de Lima, em Portugal
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
O projeto de paisagismo O Futuro da Paisagem criado pelas alunas do Senac Taboão da Serra Ana Lucia Barros e Adriana Camelo Machado, foi selecionado para a exposição durante a 18ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que acontece em Portugal. Serão cinco meses de apresentação, de maio até outubro deste ano, com o tema central Jardins Sustentáveis. Há ainda trabalhos de Portugal, Polônia, Áustria, Alemanha, Espanha, Macau (China), Argentina, França, República Checa e Suécia.
As alunas contam que souberam do Festival em uma das aulas do curso Técnico em Paisagismo do Senac Taboão da Serra. Elas se interessaram pelo evento e principalmente pelo tema, pois enxergaram relações com o cenário natural brasileiro, especialmente com os biomas que representam o país. “Falar em sustentabilidade é falar de futuro e foi esse o raciocínio que nos levou a escolha do título e desenvolvimento do projeto. Nos concentramos em produzir uma proposta de jardim sustentável que fizesse referência aos biomas brasileiros, a fim de valorizar a diversidade e riquezas naturais do nosso país”, explica a aluna Adriana, uma das idealizadoras do projeto.
Sobre o Futuro da Paisagem
O projeto Futuro da Paisagem apresenta um jardim com seis áreas, de forma que cada uma representa um dos biomas. Na entrada do canteiro, o visitante é recebido pelas plumas de Capins-dos-Pampas e surpreendido pelas belezas das flores e folhas da Floresta Amazônica. Em seguida, é possível vislumbrar um lago com plantas aquáticas trazendo referências do Pantanal. Existe ainda uma jabuticabeira, árvore frutífera da Mata Atlântica e do Cerrado, para oferecer sombra a quem for desfrutar do local. O projeto também faz referência ao bioma da Caatinga, por meio das espécies rústicas e espinhosas da região, como a Coroa-de-frade, o Mandacaru e a Palma.
O Cerrado e a Caatinga são os últimos biomas do jardim. A ideia é que o público seja introduzido em uma atmosfera árida, preparando-o para a última parte da visitação na qual pedaços de lenha carbonizados foram espalhados pelo chão,
simbolizando a devastação da natureza causada pelos humanos ao longo da história. Uma experiência imersiva e emocionante que convida à reflexão e reacende a discussão sobre a problemática ambiental.
Ana Augusta Moraes, docente do curso de paisagismo do Senac Taboão da Serra, destaca a preocupação das alunas com o meio ambiente: “O jardim elaborado representa consciência ambiental. Isso indica a qualidade profissional das estudantes, que devem concluir o curso técnico em junho”, afirma.
A oportunidade de estudar gratuitamente
Para as jovens selecionadas, o Jeito Senac de Educar e o Programa Senac de Gratuidade foram essenciais para chegarem ao Festival Internacional. “Essa conquista tem início com as bolsas gratuitas disponíveis na unidade. Essa oportunidade nos permitiu conhecer o paisagismo e explorar lugares para mostrar o nosso trabalho e capacidade em atuar nessa área”, argumenta a aluna Adriana Machado.
A discente também reforça a importância da metodologia Jeito Senac de Educar. “Aprendi a ter autonomia, iniciativa e levar o conhecimento teórico para o prático. Essa forma de aprender nos deu confiança para tentarmos mostrar o nosso projeto em outros países”, argumenta.
No dia 22 de maio, Adriana e Ana Lúcia vão para Portugal participar do evento e acompanhar a exposição. É a primeira vez que o Senac Taboão da Serra, representado pelas alunas de paisagismo, possui trabalhos expostos fora do Brasil.
Serviço
Senac Taboão da Serra
Endereço: Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Jd. São Miguel, Taboão da Serra
Informações: https://www.sp.senac.br/senac-taboao-da-serra