Alunos da EMI Horácio dão lição de cidadania
ACERVO HISTÓRICO – Os 496 alunos do jardim I a pré escola da EMI Horácio, no Jardim Guaciara, participaram de um mega projeto de educação para o trânsito, que finalizou no último dia 10 de julho. Os alunos tiveram noções básicas das principais leis do código nacional de trânsito, aprenderam os cuidados para atravessar as ruas e algumas placas de trânsito.
“Queremos desenvolver a cidadania e a responsabilidade nas crianças para que se transformem em adultos conscientes para o trânsito”, explicou Sueli Cardoso Câmara, que há três anos dirige a escola. Segundo a diretora, muitos pais que não respeitavam as faixas, os semáforos e paravam em fila dupla em frente à escola, agora, estão sendo alertados pelos próprios filhos.
A teoria foi sendo desmistificada através da prática. Os alunos realizaram maquetes, murais, assistiram vídeos, palestras, entrevistaram um guarda de trânsito, participaram de jogos diversos envolvendo o tema, realizaram o guia do pedestre nota 10 e receberam a “carteira escolar de pedestre”.
Os educadores da EMI realizaram um estudo do trânsito do bairro e projetaram no pátio da escola uma mini cidade, com as principais ruas, sinais, faixas de segurança, prédios comerciais e posto de gasolina. Até semáforos e sinais de pedestres, que funcionam de verdade, foram confeccionados utilizando faróis de fusca. Os alunos percorreram a mini cidade como pedestres ou com bicicletas obedecendo as regras de trânsito e encantando ao público presente.
“É preciso atravessar na faixa, olhar para os dois lados”, falou Sara Augusta Lima de 6 anos, que cursa a pré escola. A amiga Elaine Silva Santos, também com 6 anos, complementou “Só podemos atravessar quando o sinal estiver verde para o pedestre e devemos esperar o trânsito parar”.