Alunos da UniFECAF apresentam soluções de urbanismo para a Prefeitura de Taboão da Serra
Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo levarão soluções discutidas em sala de aula para aplicação prática em benefício da comunidade
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Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UniFECAF apresentam nesta quarta-feira, dia 7, propostas para o plano diretor de Taboão da Serra. Os alunos irão pessoalmente à sede da Prefeitura para um encontro simbólico entre o poder público e a academia em busca de soluções para os mais de 280 mil habitantes da cidade.
As propostas são elaboradas pelos alunos que cursam o 8º e 9º semestres, a partir da análise em sala de aula do plano diretor vigente em Taboão da Serra. “Nós temos a preocupação de formar profissionais conectados à vida real, que atendam às demandas do mercado de trabalho e tenham foco em encontrar soluções para a sociedade. Este trabalho que será apresentado amanhã na Prefeitura é um exemplo claro de como os nossos alunos são preparados: nem se formaram e já pensaram em inovações para a comunidade”, explica o CEO da UniFECAF, Marcel Gama.
Mobilidade urbana, drenagem, áreas verdes e habitação popular em Taboão da Serra são alguns dos tópicos revisados pelos alunos em sala de aula na disciplina de Planejamento Urbano e Regional. Emancipado em 1959, o município lida com os desafios de ser o quinto menor município do Estado de São Paulo em território e ao mesmo tempo contar com a maior densidade demográfica do país. São mais de 230 mil habitantes ocupando a área 20 quilômetros quadrados.
Além disso, as características da cidade mudaram ao longo das décadas. Se nos anos 1970 era considerada uma cidade dormitório e, depois, experimentou a instalação de grandes plantas fabris em seu território, desde o início dos anos 2000 se tornou sede de grandes varejistas e viu o fluxo de pessoas mudar. O trabalho dos futuros arquitetos analisa se a legislação está adequada às necessidades atuais e às tendências para a região.
“Há diversas expectativas convergentes no encontro dos alunos com a Prefeitura. Uma delas é aproximar os estudantes de situações reais e da prática, ou seja, que o conteúdo teórico discutido em sala possa ser confrontado com sua aplicação real. Também é uma forma de tornar o processo de aprendizagem mais atraente para os alunos e engajá-los com a produção de conhecimento ativamente”, aponta a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFECAF, Isadora Marchi.