Alunos de Taboão da Serra criam bengala com GPS para feira de empreendedorismo

O Brasil é um país de empreendedores natos: dois em cada três jovens brasileiros sonham em ter o próprio negócio, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Buscando incentivar esses jovens e promover experiências práticas para embasar seu crescimento, a rede de ensino CEBRAC promove anualmente uma feira que premia os melhores projetos de empresas criados por seus alunos.
As empresas são criadas pelos alunos de todos os cursos da rede, como se fossem companhias reais. O objetivo é que eles trabalhem na prática os conceitos aprendidos, como plano de negócios, conhecimentos de finanças e faturamento, marketing e comunicação, além de trabalho em equipe, liderança e empreendedorismo.
“Para nós, é importante que o aluno conclua o curso tendo conhecimento de como funcionam todas as áreas de uma empresa e tendo, ainda, insumos para pensar no empreendedorismo como uma possibilidade de trajetória de vida”, afirma Wilson Giustino, fundador e presidente da rede.
Neste ano, dois trabalhos se destacaram em Taboão da Serra. Um dos projetos é uma empresa voltada para promover acessibilidade a pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade física comprometida. O primeiro projeto inclui a interligação do sistema GPS às bengalas utilizadas por deficientes visuais. O outro trabalho se trata de uma empresa de projetos arquitetônicos sustentáveis e ecológicos.