Alunos do Projeto Aparecendo brilham no Campeonato Brasileiro de Karatê em Fortaleza
Os jovens atletas campeões são frutos do projeto social Aparecendo, apadrinhado pelo vereador Cido da Yafarma, realizado no Jardim São Judas em Taboão da Serra
O plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra recebeu na manhã de terça-feira, 27/11, a ilustre visita dos jovens atletas de Karatê Rhay Lacerda, Vitória Tertolino, acompanhados do professor Vinícius Tertolino, que brilharam conquistando três medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em Fortaleza.
Recepcionados pelo vereador Cido da Yafarma, padrinho do Projeto Aparecendo onde os atletas treinam Karatê, no Jardim São Judas, receberam homenagem de todos os vereadores durante a sessão na Câmara de Taboão da Serra.
A competição que aconteceu entre os dias 22 e 25 de novembro, na capital do Ceará reuniu 630 atletas de 19 estados. Rhay Lacerda, de apenas 7 anos e está no projeto Aparecendo há um ano e meio, conquistou o primeiro lugar no Kumite e Vitória Tertolino, que tem 9 anos e treina há seis, ficou em segundo lugar no Kumite e no Kata.
Orgulhoso dos atletas do projeto Aparecendo, o vereador Cido da Yafarma descreveu sua emoção de ver o esporte ser um instrumento de transformação. “O que sinto ao ver esses jovens com essas medalhas é gratidão! Primeiro a Deus por ter me dado a oportunidade de ser vereador e de plantar essa semente no Jardim Indiana. As organizações sociais, como o projeto Aparecendo, tem muito a contribuir e eu faço isso sem convênios, e sem nenhum centavo do poder público! Sempre digo se eu conseguir salvar a vida de uma criança, evitando que ela entre para a criminalidade e no mundo das drogas eu estou feliz.”, ressaltou.
O vereador Cido da Yafarma conta ainda que Vinícius chegou ao projeto, quando tinha 15 anos, hoje ele tem 19, para pedir patrocínio para participar de uma competição. “Eu ajudei ele através da Farmácia, e ele retornou com a medalha e pediu para fazer o projeto e esse menino me ensinou o quanto o karatê é um esporte transformador. Com o nosso espaço ele conseguiu com o professor dele os tatames emprestados e fez o projeto acontecer, ele é um garoto que faz a diferença”.
O jovem Vinícius atende cerca de 120 crianças no Karatê do Projeto Aparecendo e comemora a atuação dos atletas. “É um sentimento que tenho é ímpar, não tem como comparar. Porque participamos de diversos campeonatos regionais e municipais e sempre estamos no pódio. Mas não é um brasileiro, o que posso dizer é que estamos no caminho certo, passando um pouco do que a gente sabe e gerando resultados”.
Após o recesso das festas de final de ano o projeto Aparecendo volta com o projeto Karatê, as vagas são ilimitadas e crianças de 5 anos já podem participar.
Vinícius também ressalta que nunca é tarde para começar a treinar e compartilha sua própria experiência, começou no esporte porque era obeso, perdeu peso, ganhou auto estima e teve sua vida transformada pelo esporte.
O Projeto Aparecendo fica localizado na Rua Paulo Augusto de Andrade, 134, no Jardim São Judas em Taboão da Serra.