Alunos participam de projeto político pedagógico
ACERVO HISTÓRICO – Com objetivo de estimular os alunos a terem autonomia, respeito e organização, educadores da EMEF Cecília Meireles vem trabalhando o Projeto Político Pedagógico “Como Viver Bem”. As crianças são estimuladas a enfrentarem situações problemas e buscarem soluções.
Uma das dinâmicas vivenciadas com os educandos foi “O escoteiro inteligente”, onde os alunos deveriam imaginar que estavam perdidos em uma floresta, fazer uma maquete do local e levantar hipóteses para a saída. O aluno da 2ª série, Rogério Moraes de 8 anos, foi ligeiro na solução: Eu subiria em cima da montanha, viria a fumaça da fogueira do nosso acampamento, depois era só seguir a fumaça”, solucionou o menino. Ao ser indagado o que faria se estivesse perdido na cidade, também não titubiou “Eu chamaria um adulto ou um guarda e falaria o meu endereço”.
Segundo a coordenadora pedagógica Lislayne Carneiro, 35 anos, outras atividades como filmes, histórias e visitas a orfanatos serão realizadas na sequência do projeto. “Queremos propor dinâmicas que os alunos reflitam sobre as formas mais adequadas de organização para alcançar metas e sucessos tanto no convívio escolar como social”. A EMEF Cecília Meireles, localizada no Jardim Helena, possui cerca de 600 alunos de primeira a quarta séries.