Alvo de investigações, Ricardo Salles pede demissão do ministério do Meio Ambiente
De acordo com jornal, atual Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta, Joaquim Álvaro Pereira Leite, foi nomeado em seu lugar
O advogado Ricardo Salles pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do cargo de ministro do Meio Ambiente, que ocupava desde o início do atual governo, em janeiro de 2019. O ato de exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, dia 23.
Na mesma publicação já consta a nomeação do atual Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais, Joaquim Álvaro Pereira Leite, como novo ministro do Meio Ambiente.
Salles disse que cumpriu, ao longo de 2 anos e meio, as orientações do presidente Jair Bolsonaro. Alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro estava sob pressão e alegou motivos familiares para deixar o cargo.
“Experimentei ao longo destes dois anos e meio muitas contestações, tentativas de dar a essas medidas caráter de desrespeito à legislação, o que não é verdade”, declarou.
O ex-ministro também defendeu uma transição “serena”. “Para que se faça da maneira mais serena possível, apresentei meu pedido de exoneração”, disse.