Amazon Brasil investe no desenvolvimento de suas equipes LGBTQIAP+ por meio de grupo de afinidade
A partir de importantes iniciativas, como programas de mentorias e consultorias, o Glamazon colabora na criação de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo
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A Amazon trabalha constantemente com uma forte rede de apoio para acolher e apoiar as(os) funcionárias(os) LGBTQIAP+, buscando o desenvolvimento e engajamento desses talentos. Para promover experiências inclusivas em todos os lugares e fortalecer o sentimento de orgulho e de pertencimento de todas(os), o Glamazon, grupo de afinidade da Amazon voltado para a causa LGBTQIAP+, realiza treinamentos e palestras durante todo o ano. Seus participantes fazem parte de projetos especiais que envolvem toda a empresa, atuando como consultores para todas as áreas de negócios para apoiar e amplificar a causa.
Com 820 membros no Brasil, incluindo aliadas(os), o Glamazon é responsável também pela realização de eventos de conscientização e letramento, reuniões e discussões envolvendo temáticas importantes da comunidade LGBTQIAP+. “Para nós, é muito importante abraçar e ouvir pessoas LGBTQIAP+ em nosso ambiente de trabalho durante todo o ano. Como empresa, entendemos nossa responsabilidade e papel social, intrínsecos aos nossos Princípios de Liderança.
Compreendemos também que quanto mais crescemos, mais responsabilidade precisamos ter interna e externamente”, destaca Artur Reis, presidente e fundador do Glamazon no Brasil. “Para este ano, a Amazon criou a campanha #OrgulhoDeSer, inspirando o direito de cada pessoa ser ela mesma, sendo valorizada pelo que é e o que faz, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Este é um compromisso essencial para a Amazon, e o colocamos em prática em tudo que fazemos”, complementa Reis.
De acordo com um estudo da consultora Santo Caos, de 2022, foi revelado que 65% das pessoas
LGBTQIAP+ empregadas no Brasil já sofreram algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho. A pesquisa também mostrou que os índices sobem para 72% e 86% no caso de bissexuais e pessoas transexuais, respectivamente. Indo na contramão dessas estatísticas, a Amazon compreende seu papel oferecendo inclusão e oportunidades de trabalho para todas as pessoas, em uma ampla variedade de funções em todas as áreas de operações e verticais de negócios.
Com uma política antidiscriminação para proteger e desenvolver um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor e seguro, a Amazon busca que todas(os) possam ter a chance de crescer profissionalmente, atingindo seu máximo potencial. Desta forma, são oferecidas oportunidades de evolução de carreira para todas as equipes desde o Dia 1, criando um ambiente sem barreiras, onde a perspectiva de cada pessoa e comunidade é ouvida e valorizada.
Investir na capacitação das equipes com as ferramentas e os recursos necessários para que as pessoas possam se desenvolver no ambiente de trabalho é fundamental para a Amazon. Entre as diversas oportunidades oferecidas para as(os) funcionárias(os), existe o Programa de Mentoria do Glamazon (GLAMP – do original em inglês, Glamazon Mentoring Program), que acontece durante todo o ano e visa conectar a comunidade e as(os) aliadas(os) da causa LGBTQIAP+ dentro da empresa. O projeto apoia o desenvolvimento pessoal e profissional dos(as) Amazonians, aumentando o senso de inclusão e pertencimento com seus pares e seus líderes.
Ao ingressar no GLAMP, as(os) funcionárias(os) podem se tornar mentores ou mentoreadas(os) para ajudar outros membros da comunidade a aprender, crescer e se desenvolver com o máximo de potencial. Além disso, o programa também aceita aliadas(os), funcionando como uma importante ferramenta de educação e conhecimento para todas(os) os (as) funcionárias(os) da empresa. O objetivo dessa troca de experiências é trazer apoio e visibilidade para profissionais ligados à causa LGBTQIAP+, além de dar lugar de fala a todas(os) igualmente. Neste contexto, a presença de aliadas(os) na luta por um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor se torna fundamental, e elas(es) são encorajadas(os) a apoiar e defender ativamente a comunidade LGBTQIAP+.
Amazon no Mês do Orgulho LGBTQIAP+
Para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Glamazon organizou uma série de ações para educar as pessoas sobre questões relacionadas à comunidade LGBTQIAP+ e promover a igualdade e a inclusão em todas as áreas da sociedade. Durante a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo deste ano, o grupo reuniu membros e aliadas(os) em um local próximo para apoiar e celebrar o evento. Além de treinamentos e pílulas de conhecimento sobre fatos históricos da causa LGBTQIAP+, a Amazon também realizou, em seu escritório corporativo, em São Paulo, um evento nos formatos presencial e online para propor educação e interação entre todas as áreas, com discussões propostas por personalidades importantes da comunidade LGBTQIAP+.
Já a Amazon.com.br conta com uma página especial para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+ durante junho. Ela é composta a partir da curadoria de produtos relacionados à causa, como eBooks gratuitos; histórias de pequenos e médios negócios; e materiais educacionais da temática da campanha “Orgulho de Ser”. Ao final do projeto, 15% do valor total das vendas serão doados para a ONG Mães da Resistência, um coletivo de mães, pais e familiares de pessoas LGBTQIAP+ que lutam pelos direitos de seus filhos.