Analice discute câncer de próstata na Assembléia
ACERVO HISTÓRICO – Nesta semana a deputada Analice Fernandes relatou importantes projetos de lei na comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa. Um deles é o projeto que cria o “Programa de Saúde Masculina” no Estado de São Paulo. “Acredito que já avançamos muito em termos de saúde da mulher; as campanhas de prevenção do câncer de mama, por exemplo, são altamente populares. Mas e a saúde masculina?”, questiona a deputada, que é enfermeira e tem forte atuação na área da saúde.
O que mais chamou a atenção da deputada ao relatar o projeto de lei foi a questão do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e segunda causa de morte por câncer. O câncer que mais mata os homens é o de pulmão. Estatísticas mostram que, aos 50 anos, um em cada quatro homens apresenta células cancerígenas na próstata. Aos 80 anos, essa relação cresce para um em cada dois homens. “O envelhecimento aumenta o risco de o homem desenvolver o câncer, é por esse motivo que a prevenção torna-se essencial”, argumenta Analice.
Quando detectado precocemente, o câncer de próstata pode ser tratado com sucesso. “A implementação do Programa proporcionará a realização de exames e diagnósticos anuais para a prevenção da doença”, explicada a deputada. Analice Fernandes também deu parecer favorável ao projeto que autoriza o governo do Estado a distribuir, gratuitamente, o remédio “Iressa” para os portadores de câncer de pulmão, e ao projeto que cria o programa “Qualidade de Vida para Médicos e demais Profissionais da Saúde”.