Analice discute política social com governo do Estado
ACERVO HISTÓRICO – A deputada estadual Analice Fernandes, junto com a bancada do PSDB na Assembléia Legislativa, participou de encontro com a secretária de Estado da Assistência Social, Maria Helena Guimarães de Castro, nesta quarta-feira, dia 7 de maio.
Maria Helena apresentou aos deputados as diretrizes do trabalho do governo Alckmin para o enfrentamento da pobreza e da desigualdade social, que ela denominou como Rede Social SP. As duas principais vertentes de atuação do governo serão o combate à pobreza e a atenção integral às crianças e adolescentes, com ações conjuntas de todas as secretarias de Estado.
Um exemplo de ação de combate à pobreza será a ampliação da cobertura do programa Renda Cidadã, que proporciona um subsídio mensal de R$ 60,00 por família de baixa renda. Para se ter uma noção do quanto o governo do Estado pretende investir no programa, basta citar o caso de Taboão da Serra. Hoje o município, por meio da Secretaria do Bem-Estar Social, atende 240 famílias; a idéia é passar a atender cerca de 500 famílias.
Para a deputada Analice Fernandes, o governo do Estado vai fazer um trabalho eficaz de combate à pobreza. “A diretriz mais acertada, que eu sempre defendi, é a concentração de esforços na Região Metropolitana de São Paulo. Se no Estado inteiro temos cerca de 850 mil famílias que vivem na linha da pobreza, com menos de um salário mínimo, 400 mil dessas estão bem aqui, na Grande São Paulo”, explica a deputada.
Projeto Lado a Lado pode servir de modelo de integração
Durante o encontro, a secretária Maria Helena citou a preocupação do governo do Estado de integrar as políticas públicas de desenvolvimento social e dar visibilidade a elas. Analice sugeriu a Maria Helena uma visita ao projeto Lado a Lado, da prefeitura de Taboão da Serra. “O Lado a Lado é um exemplo de política pública que pode ser levada para todas as cidades de São Paulo, porque envolve a comunidade, tem baixo custo e apresenta excelentes resultados”, defende Analice.A visita da secretária a Taboão da Serra será agendada na próxima semana.