Analice Fernandes recebe Medalha Ruth Cardoso pelo seu trabalho em defesa das mulheres
Medalha é entregue todos os anos nas comemorações do Dia Internacional da Mulher
A deputada Analice Fernandes recebe a medalha das mãos da advogada Bethe Valente
A deputada estadual Analice Fernandes recebeu na noite desta terça-feira, dia 27, a medalha Ruth Cardoso, entregue a personalidades e entidades que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres.
A honraria foi entregue no auditório Franco Montoro. A iniciativa é do Conselho Estadual da Condição Feminina e tem o apoio da Assembleia Legislativa de São Paulo.
A medalha “Ruth Cardoso” foi institucionalizada pelo Decreto de nº 53.721, de novembro de 2008, alterado pelo Decreto nº 57.828, de março de 2012, pelo governo do Estado. Desde então ele é entregue todos os anos nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.
A vice-presidente da Alesp, deputada Analice Fernandes (PSDB), foi uma das outorgadas. “Estou muito honrada em ter recebido a medalha Ruth Cardoso, do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo. É um reconhecimento e um grande incentivo ao nosso trabalho como parlamentar e, também, à nossa luta em defesa da mulher”, disse.
Analice que tem diversas leis aprovadas em defesa das mulheres lembrou as diversas propostas apresentadas no seu mandato. “Tenho trabalhado incansavelmente para aumentar a rede de proteção e diminuir a violência contra a mulher”.
Já receberam a medalha em edições anteriores a empresária Marlene Campos Machado; a promotora Maria Gabriela Prado Mansur; a presidente do Magazine Luiza; Luiza Helena Trajano; a jornalista Mara Luquet e o Instituo Avon.
Além da deputada, outras quatro mulheres receberam a medalha na mesma cerimônia. A desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian, defensora dos direitos humanos e das mulheres encarcerada e a advogada e professora Eunice Aparecida de Jesus Prudente, feminista e especialista nas relações étnicos-raciais; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho Sônia Aparecida Costa Mascaro Nascimento, especialista em assédio moral e sexual com atuação voltada para o mercado de trabalho; a médica ginecologista Maria de Fátima Duarte, que desenvolve um trabalho precioso junto às mulheres com deficiência.
O Projeto Fênix, lançado pela coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, que prevê o atendimento médico e hospitalar com intervenção cirúrgica, caso seja necessário, à mulher vítima de violência, também recebeu a honraria.
Para Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, representante da sociedade civil do Conselho, composto por outras 30 mulheres, sendo uma representante do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, “ostentar essa medalha é uma grande responsabilidade, a Ruth Cardoso foi uma mulher muito importante em todos os setores que se envolveu”.
Com informações da assessoria de imprensa da Alesp e da deputada Analice Fernandes