Analice quer a suspensão de antenas de telefonia celular irregulares
ACERVO HISTÓRICO – A deputada estadual Analice Fernandes apresentou nesta terça-feira, 3/6, na Assembléia Legislativa, moção com o objetivo de solicitar à ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações a suspensão da licença das estações de rádio-base (ERB´s) instaladas irregularmente no Estado de São Paulo. As ERB´s são as chamadas antenas de telefonia celular.
São dois os principais motivos que levaram a deputada a apresentar a solicitação. O primeiro deles diz respeito à quantidade de antenas irregulares; apenas na cidade de São Paulo, 96% delas não têm alvará de instalação emitido pela prefeitura. “De 4 mil antenas, 3.846 são irregulares; e estamos falando da maior cidade do País. Isso é um desrespeito ao cidadão e a comprovação da ineficácia da fiscalização que deveria ser feita pela prefeitura de São Paulo”, avalia Analice.
O segundo motivo, segundo a deputada, é a incerteza com relação aos malefícios que a radiação eletromagnética das antenas pode causar à saúde das pessoas. “Existem relatos de pessoas que moram perto de antenas e passaram a sentir desde dores de cabeça até aquecimento corporal”, conta Analice, que é enfermeira. Estudos científicos já comprovaram que a radiação eletromagnética é prejudicial à saúde mas ainda não se sabe o quanto isso pode afetar as pessoas que vivem expostas a baixos níveis de radiação, que é o caso dos celulares e das ERB´s.