Após 3 anos, Taboão da Serra retoma a tradição dos tapetes coloridos de Corpus Christi
Em Taboão da Serra a comemoração mais tradicional de Corpus Christi, acontece no centro, com os tapetes, procissão e missa
s tapetes coloridos voltam a cobrir, este ano, as ruas de Taboão da Serra
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Após três anos suspensas, devido à pandemia de covid-19, as tradicionais celebrações do Corpus Christi serão retomadas este ano na região central de Taboão da Serra. Para que as ruas estejam enfeitadas com tapetes ornamentais, pouco mais de dois meses antes da festa, que será dia 8 de junho, uma equipe de voluntários já iniciou os preparativos.
Há mais de 20 anos, a comunidade católica de Taboão da Serra cobre as ruas da região central no entorno do Santuário Santa Terezinha com tapetes confeccionados com serragens coloridas e TNT para a passagem da procissão de Corpus Christi. Na data também são realizadas missas no Santuário.
O secretário municipal de Gestão de Pessoas, o advogado Alexandre Depieri, um dos responsáveis pela montagem dos tapetes, falou com a reportagem do Portal O Taboanense sobre a retomada das celebrações da procissão de Corpus Christi e os preparativos que iniciaram oficialmente dia 16 de março.
“Iniciamos dia 16 março os trabalhos preparatórios para a confecção dos tapetes ornamentais para a festa de Corpus Christi, com a retira de um caminhão de serragem e anilina para fazer o tingimento, que acontece na Usina. Ainda necessitaremos de mais um caminhão de serragem”, disse Depieri.
Este ano, serão confeccionados 121 quadros (tapetes) no tamanho 5×2, com temas litúrgicos em serragem colorida e 700 metros feitos com TNT, espalhados em um espaço de mais de 1km, que começam no pátio do Santuário Santa Terezinha. A programação será divulgada em breve.
História
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.