Após 4 meses, Ely Santos deixa cargo de deputada federal
Deputada Federal por 120 dias, Ely Santos (Republicanos) deixou o cargo na última quinta-feira, dia 10, quando o titular, Roberto Alves reassumiu o cargo na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A ex-deputada Ely Santos assumiu a cadeira em 9 de novembro de 2021, na ocasião, Roberto Alves se licenciou para tratamento de saúde e para tratar de interesse particular. Ele reassumiu o mandato em 10 de março de 2022.
Em apenas dois dias de mandato, Ely Santos encaminhou R$ 3 milhões em emendas para cidades da região, foram beneficiados os municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Cotia.
No período de 4 meses, a política apresentou três projetos. Um que altera o Estatuto do Idoso, para dispor sobre a oferta de instituição de longa permanência para idosos, de natureza gratuita, em Municípios com mais de cem mil habitantes.
O projeto de lei em defesa dos animais. O PL visa garantir o direito do cidadão de entrar e permanecer com seu animal doméstico em todos os estabelecimentos abertos, sejam públicos ou privados de uso coletivo.
E o projeto de lei que obriga órgãos e entidades públicas a exigirem que no mínimo 20% da mão de obra contratada para a execução de contratos seja constituída por mulheres vítimas de violência doméstica; pessoas oriundas ou egressas do sistema prisional; ou pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.
Em 2018, Ely Santos disputou uma vaga para deputada federal e obteve 49.426 votos, ficando como suplente. Ao assumir o cargo, a política tornou-se a primeira representante da cidade de Embu das Artes em Brasília.
A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de Ely Santos, mas não obteve retorno.