Após dois anos, Itapecerica da Serra volta a confeccionar tapetes de Corpus Christi
Itapecerica da Serra volta a confeccionar os tapetes de Corpus Christi. A tradição acontece desde a década de 50. Suspensa nos últimos dois anos em decorrência da pandemia da covid-19, o município volta a celebrar o evento com os tapetes e procissão, na quinta-feira, dia 16.
Este ano serão confeccionados 44 tapetes, com serragens coloridas e pedrinhas dolomitas. Os quadros serão montados pelas ruas do entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro.
A montagem será realizada a partir das 4h da manhã por voluntários da igreja, alunos e colaboradores de diversas secretarias da prefeitura. O material de confecção é fornecido pela prefeitura, que faz todo o trabalho de tingimento e separação. Na Praça da Matriz a Santa Missa acontece às 15h, logo após será realizada a procissão.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.