Após dois dias sem mortes por covid-19, Taboão da Serra volta a registrar óbitos
As novas vítimas fatais são duas mulheres, de 20 e 69 anos, estavam internadas no Hospital Regional de Osasco
Duas vítimas fatais estavam internadas no Hospital Regional de Osasco
O município de Taboão da Serra voltou a registrar mortes por coronavírus depois de dois dias. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde no boletim epidemiológico desta quarta-feira, dia 8. As novas vítimas são duas mulheres, de 20 e 69 anos, estavam internadas no Hospital Regional de Osasco. Com isso o número de óbitos por covid-19 no município aumenta para 152.
Em relação aos contaminados pela doença já são 1.200, desses, 700 já estão curados. Taboão da Serra ainda tem 215 pacientes aguardando resultado de exames e 1.308 testes já foram descartados para covid-19.
No município até esta quarta-feira, 348 pacientes seguem em acompanhamento e 15 estão internados no Hospital de Campanha.
Os dois óbitos registrados nesta quarta-feira são:
Mulher, 20 anos, cardiopata, drc, lúpus eritematoso, estava no Hospital Regional de Osasco
Mulher, 69 anos, cardiopata, dm, pneumopatia, estava no Hospital Regional de Osasco
Testes para covid-19
Testes para covid-19 estão sendo realizados de segunda a quinta-feira, pela manhã, nas Unidades Básicas de Saúde, em pessoas que apresentarem sintomas.
Sintomas mais comuns: febre, tosse seca e cansaço.
Sintomas menos comuns: dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato., erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.
Sintomas graves: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento.
Medidas protetivas
A prefeitura vem tomando diversas medidas para prevenir a pandemia de coronavírus. Ampliou o grupo de pessoas que farão o teste de coronavírus no município. Também anunciou que a UPA Akira Tada passa a atender exclusivamente pacientes com COVID-19.
Ruas e pontos de ônibus próximos a unidade de saúde estão sendo higienizadas frequentemente. Além de uma campanha de arrecadação de alimentos, a prefeitura de Taboão da Serra converteu os alimentos da merenda escolar em cestas básicas para os mais carentes.
A prefeitura de Taboão da Serra editou um decreto tornando obrigatório o uso de máscara no transporte público municipal. Os usuários dos ônibus circulares devem estar utilizando o acessório para evitar o contágio por coronavírus. A mesma medida foi tomada pelo Estado, que determinou o uso da máscara em todos os ônibus intermunicipais, trens e Metrô.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendou à Prefeitura de Taboão da Serra que não flexibilize a quarentena para o enfrentamento ao coronavírus, até “que haja previsão específica do governo estadual nesse sentido, ou mesmo depois, considerando a avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde”.
A prefeitura também adaptou o espaço do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) para abrigar um hospital de campanha com 77 leitos todos dedicados ao coronavírus.
A secretaria de saúde de Taboão da Serra lançou um serviço para tirar dúvidas de moradores sobre a doença, além de funcionar como uma pré-consulta virtual orientando a população sobre os cuidados, como e onde buscar os serviços de saúde. O serviço atende pelo número 0800 7758500, das 7h às 19h, de segunda a segunda.
Para facilitar o atendimento e evitar o deslocamento desnecessário dos moradores, Taboão da Serra também disponibiliza números de WhatsApp para cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Confira o número de cada UBS.
A Escola de Corte e Costura de Taboão da Serra passou a confeccionar máscaras de pano que estão sendo distribuídas para a população. Estão sendo produzidas cerca de 450 máscaras diariamente. Desde o dia 7 de maio, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em todo o Estado para quem estiver na rua.