Após enchente, terreno com lixo hospitalar é localizado em Embu-Guaçu
Lixo hospitalar encontrado em Embu-Guaçu; hospital diz que produtos não eram contaminados
No último dia 10, Embu-Guaçu sofreu com uma forte tempestade que levou prejuízo a cidade, deixando moradores desabrigados e diversos bairros alagados. Mas, a enchente revelou um problema assustador, em um terreno particular, onde um muro caiu, foi descoberto o descarte irregular de lixo hospitalar.
Moradores do bairro notaram que entre o lixo, estavam diversas embalagens do hospital Sírio-Libanês. Seringas, embalagens de medicamento e outros produtos ficaram jogadas pelo terreno.
Em nota, o hospital reconheceu o erro e emitiu uma nota de esclarecimento dizendo que nenhum material hospitalar e/ou infectado foi encontrado no local onde funciona um galpão de separação de material reciclado. O hospital ainda disse que a limpeza completa foi realizada na manhã seguinte ao incidente, dia 12 de janeiro.
Veja a nota enviada pelo Hospital Sírio-Libanês
“Gostaríamos de esclarecer o ocorrido, já nos desculpando de antemão pelos transtornos causados. Realmente dia 11 de janeiro recebemos a denúncia de descarte incorreto de lixo em um terreno na cidade de Embu-Guaçu.
Como temos um processo muito bem estruturado de descarte de lixo reciclável e hospitalar, imediatamente fomos apurar os fatos. Em visita ao local, constatamos tratar-se de um galpão de separação de material reciclado, nenhum material hospitalar e/ou infectado foi encontrado lá.
Todo nosso resíduo reciclável é enviado para cooperativas parceiras e homologadas. O lixo espalhou-se pelas vias públicas, pois o muro do terreno cedeu por causa das fortes chuvas do dia anterior.
O mais rápido possível tomamos todas as medidas necessárias para garantir que o terreno e seu entorno fossem devidamente higienizados e encaminhamos o material coletado para o aterro da Essencis, em Caieiras. A limpeza completa foi realizada na manhã seguinte ao incidente, dia 12 de janeiro.
Nós do Hospital Sírio-Libanês pedimos desculpas pelo incidente, nos comprometemos a tomar providências para sempre melhorar nossos processos e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.”
Com informações da página Embu Guaçu Notícias